Um ato solene, realizado na noite de terça-feira (19) no Auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa, comemorou os 10 anos do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC).
Proposta pelo deputado Darci de Matos (DEM), a homenagem contou com a participação de autoridades, membros do conselho, jovens empreendedores e representantes de diversas associações. O encontro também faz parte da série de atividades especiais que marcam a primeira década do CEJESC.
O movimento dos jovens empreendedores no Estado de Santa Catarina originou-se com a criação da FACISC Jovem, conselho da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado Santa Catarina, em 1999. Como objetivo, desenvolver e reunir líderes, empresários, empreendedores e executivos para a discussão dos problemas sociais, políticos e econômicos sob o ponto de vista da nova geração da livre iniciativa.
Em 2003, a FACISC Jovem se tornou CEJESC e, a partir de 2006, iniciou uma grande expansão no movimento que hoje possui mais de 40 núcleos, dos quais fazem parte cerca de 150 associações empresariais. Segundo seu presidente, o empresário André Gaidzinski, "o conselho está comprometido com o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado, preocupado com a capacitação de lideranças e desenvolvendo a integração e a cooperação dos jovens catarinenses, visando o incentivo, a promoção e o fortalecimento do empreendedorismo em Santa Catarina".
O deputado Darci, proponente da homenagem, afirmou que "o CEJESC se destaca pelos serviços prestados e pelo cumprimento dos compromissos assumidos com a
sociedade". O parlamentar também salientou que Santa Catarina é um exemplo para a União graças às ações pragmáticas e empreendedoras da classe empresarial. "Mas, sobretudo, ao jovem empreendedor, que dinamiza a economia e tem uma política comprometida com o desenvolvimento.”
Presente à solenidade, o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) parabenizou os jovens empresários, aos quais chamou de "mola propulsora das iniciativas empresariais", e elogiou a capacidade de associativismo e cooperativismo das novas gerações.
A Assembléia Legislativa homenageou a instituição com uma placa, enquanto o CEJESC entregou também uma placa comemorativa a seus antigos presidentes: Maurício Ramos (1999 - 2001), Márcia Alberton (2001 - 2005) e Glauco José Corte Filho (2005 - 2007). O presidente do FACISC, Luiz Carlos Furtado Neves, reconheceu todas as lideranças que comandaram a CEJESC e elogiou o trabalho do atual presidente, André Gaidzinski, "que continua o trabalho de fortalecer o segmento e o jovem empreendedor".
Prestigiaram o ato solene os deputados Elizeu Mattos (PMDB), Giancarlo Tomellin (PSDB), Jean Kuhlmann (DEM), José Cardozo - Cardozinho (PPS), José Natal (PSDB), Renato Hinnig (PMDB), Reno Caramori (PP), Serafim Venzon (PSDB), Silvio Dreveck (PP) e Valmir Comin (PP), além do ex-governador e atual presidente de Operações do BRDE, Casildo Maldaner (PMDB).
Fonte: FACISC