A situação dos animais abandonados em São José é alarmante. E uma das alternativas é a conscientização das pessoas para combater o abandono e incentivar a castração. Segundo dados divulgados pela ONG Amar (Amigos dos Animais de Rua), uma cadela ou gata pode gerar ao longo de sua vida, em média, 60 mil descendentes diretos e indiretos (filhos, netos e a geração sequente).
De acordo com a Secretaria de Projetos Especiais de São José, nunca foi feito um levantamento sobre a quantidade de animais nas ruas na cidade. O município não conta com um Centro de Controle de Zoonoses ou Diretoria de Bem-Estar Animal. Os animais nas ruas causam diversos problemas para a sociedade, entre eles o aumento em chances de acidentes de trânsito e proliferação de zoonoses, que são doenças que os animais transmitem aos humanos.
Uma solução para combater o acúmulo de animais nas ruas é a castração. A tesoureira da ONG Amar, Jane Maschio, destaca que com a castração há uma redução na população animal. “Além disso, é possível evitar, nos animais, diversos tipos de doenças, como tumor de mama e infecção no útero. E o grande número de filhotes que uma gata ou cadela pode gerar ainda deixa o animal fraco, anêmico e desnutrido. Em quatro ou cinco anos o animal fica acabado”, afirma.