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Carteira de trabalho digital propõe facilidades aos cidadãos

29/10/2014

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) está lançando a Carteira de Trabalho Digital pelo Brasil. A novidade objetiva benefícios como a entrega do documento no ato da solicitação e a integração das informações de diversos bancos de dados do governo federal.

O conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ, Nilson José Goedert, enaltece a integração de dados. “A intenção é que todas as informações do trabalhador estejam atualizadas e com isso, as contribuições sociais e trabalhistas estarão sendo consideradas no cadastro da pessoa também corretamente, para quando necessitar de algum benefício previdenciário ou fazer saque do FGTS, entre outros”, afirma.

A mudança está sendo implementada gradativamente pelo país e torna o documento 100% gratuito, sem que o cidadão necessite mais desembolsar para a fotografia. A previsão é que até o final de 2015 todos os postos do MTE estejam emitindo o documento na hora, utilizando o cruzamento de dados. Em Santa Catarina, a nova carteira de trabalho digital foi lançada em Florianópolis, na terça-feira (21/10).

Goedert explica como o trabalhador deve proceder agora para emitir a carteira de trabalho. “O cidadão deve agendar seu atendimento pela internet e no dia e hora marcados comparecer a uma agência do MTE, munido dos documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), RG (Registro Geral), título de eleitor, comprovante de residência com CEP. No caso de 2ª via, levar junto o Boletim de Ocorrência pela perda ou roubo, para solicitar a emissão. A expectativa é que até o final de 2014 todo o Estado seja atendido pelo novo procedimento”, diz.

Para quem já possui o documento, não é necessário se deslocar até as agências do MTE para emitir uma nova carteira. A antiga permanece válida e somente no caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via é que ocorre a impressão e validação pelo novo sistema.

Com informações do Portal Brasil

29/10/2014

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