O candidato a prefeito de São José, pela coligação Frente de Esquerda (PSTU-PSOL), Carlos Muller, acompanhado de seu vice Nilton José Coelho Neto, foi recebido na AEMFLO e CDL-SJ pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Conrado Coelho Costa Filho, no último dia 17 de setembro.
Conrado Filho fez uma apresentação das propostas dos empresários levantadas numa pesquisa feita pela internet e desejou sucesso ao candidato nas eleições. “Não temos ilusões quanto a nossas chances de vencer o pleito”, disse Muller. “Infelizmente, o poder econômico determina o resultado da eleição e não temos recursos para concorrer de forma justa”. Para ele, nesse momento o mais importante é a participação política e a possibilidade de apresentar suas propostas para o município. “Sinto falta de um debate mais profundo dos problemas de São José e dos programa de governo de cada corrente política.
Formado em economia e história, Muller fez uma explanação sobre economia global. Para ele, os graves problemas enfrentados hoje são culpa do neoliberalismo, que flexibilizou demais as relações entre trabalho e capital e promoveu a privatização deliberada das empresas estatais. “Essa história de Estado mínimo deu no que aí está; os próprios Estados Unidos tendo que intervir na sua economia para tentar evitar uma crise mundial de Crédito”, disse ele.
Como principal proposta para o município Muller trouxe a criação dos Conselhos Deliberativos Populares, com representantes dos vinte bairros de São José. “É a melhor maneira de democratizar o poder, deixar o cidadão decidir sobre o seu próprio espaço; é ele que melhor conhece seus problemas”.
No campo da cultura, o diretor de eventos sociais da AEMFLO e CDL-SJ, Amauri Zabot, enfatizou a necessidade de valorizar a identidade do município. “Vivemos numa cidade que perde a cada dia sua personalidade; precisamos de ações que nos caracterizem enquanto município”, frisou Zabot. “Hoje, quando alguém se refere ao Centro, muitas vezes está pensando no Centro da Capital e não em São José; falta-nos uma referência”.
Na sua intervenção, o conselheiro Tito Schmidt agradeceu a visita do candidato, lembrando que a AEMFLO e CDL-SJ, mesmo se tratando de uma entidade empresarial, é uma instituição apartidária e mantém uma postura totalmente imparcial nestas eleições.
Sobre a pauta de reivindicações entregue pela entidade, Carlos Muller disse que, se eleito, trabalhará para atendê-la “praticamente na sua totalidade”. Perguntado se aceitaria nomear para a cadeira de secretário de Desenvolvimento Econômico uma pessoa indicada pela AEMFLO e CDL-SJ, o candidato disse que não faria objeções, desde que fosse alguém sintonizado com seu programa de governo.
Veja as principais propostas de governo da Frente de Esquerda:
Educação
Construção de mais creches
Eleição direta nas unidades escolares
Contra a municipalização
Saúde
Reestruturação do setor odontológico
Atendimento 24 horas
Eleição direta para os coordenadores de postos de saúde
Transporte
Municipalização do transporte coletivo
Incentivo e organização de transportes alternativos: moto-táxi e perueiros
Discussão na Região Metropolitana do transporte marítimo
Segurança
Fusão das polícias Federal, Civil e Militar sob o controle da União
Eleição dos delegados pela comunidade
Meio ambiente
Despoluição de rios e praias hoje totalmente poluídos
Fim à especulação imobiliária, com planejamento
Ampliar os índices de esgoto no município, hoje em apenas 29%
Plano Diretor discutido coletivamente
Mais praças e parques públicos
Municipalização da coleta de lixo, com coleta seletiva
Discutir na região metropolitana uma usina de compostagem e reciclagem do lixo
Emprego
Redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem redução de salário e direitos
Combate a terceirização
Cultura e lazer
Incentivo às rádios e TVs comunitárias
Incentivo à música, dança e teatro a partir das unidades escolares
Bibliotecas e salas de vídeo abertas à comunidade aos finais de semana
Esporte
Dotar as unidades escolares com estrutura adequada a prática de esportes
Contratação de profissionais para trabalhar com a comunidade aos finais de semana mantendo as unidades escolares abertas aos finais de semana
Organizar quadras esportivas nos parques públicos
Turismo
Preservar as características açorianas de são josé
Turismo de eventos: trilhas ecológicas e festas religiosas
Turismo rural – hotel fazenda
Intercâmbios culturais – são josé / açores
Conselhos deliberativos populares
Criação de um conselho com representantes dos 20 bairros de São José, que ficaria responsável pela definição de 100% do orçamento do município
Indústria e comércio
Manutenção e ampliação do distrito industrial
Exposições comerciais e industriais com calendário regular
Feiras comerciais e industriais (parque de exposição – comercial e industrial)
Escola técnica voltada às vocações comerciais e industriais do município
Saiba mais sobre o PSTU em http://www.pstu.org.br