Acesso Rápido

Notícias

Carga tributária brasileira volta a subir em 2010

20/07/2010

Após ter recuado em 2009, a carga tributária deste ano no país deve chegar a 34,7% do PIB nacional, batendo o recorde registrado em 2008. O crescimento econômico, unido à soma de todos os impostos, taxas e contribuições pagas pelas empresas e cidadãos para os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), será um dos principais motivos do aumento da carga tributária este ano. Esta é a perspectiva pelo estudo divulgado pelo consultor na área fiscal Amir Khair.

O consultor utilizou como parâmetro de seu estudo a arrecadação tributária até maio, assim como levou em conta o crescimento de 7% para o PIB, estimado em R$ 3,565 trilhões. Os valores de 2009 foram atualizados com a aplicação de uma correção de 6% - composta, em 70%, pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, usado pelo Banco Central para controlar a meta de inflação) e, em 30%, pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, calculado pela Fundação Getulio Vargas).

O aumento da economia é o termômetro para medir a quantidade de impostos pagos. Como aconteceu em 2009, a arrecadação despencou em virtude da crise financeira mundial, segundo Khair. Para o especialista, quando os negócios são favoráveis e o comércio interno e externo atingem uma curva crescente, as empresas não apenas faturam mais, mas também obtêm um lucro maior. O resultado desta equação é o surgimento de mais empregos, o que resulta no aumento dos tributos que, mesmo sem o aumento de alíquotas, garantem que o governo arrecade mais.

Fonte: Portal Contábil/SC

20/07/2010

Mais notícias