Acesso Rápido

Notícias

Candidato Djalma Berger apresenta propostas na AEMFLO e CDL-SJ

18/09/2008

O candidato a prefeito de São José pelo PSB, Djalma Berger, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Telmo Vieira, participou na noite da última segunda-feira (15/09) de um encontro com conselheiros e diretores da AEMFLO e CDL-SJ (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e Câmara de Dirigentes Lojistas de São José), na sede da entidade em Barreiros.

O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odílio Guarezi, iniciou o debate fazendo uma apresentação das principais necessidades dos empresários em relação ao poder público e ressaltou a importância de um envolvimento maior da classe empresarial na condução das políticas de desenvolvimento econômico.

Berger falou de seus planos, caso seja eleito prefeito do município, e assinou a carta de reivindicações da entidade, formulada a partir de uma pesquisa com os empresários associados sobre temas como desenvolvimento, infra-estrutura, transporte, saúde, educação, cultura e meio ambiente. “Meu programa de governo, o Passaporte para o Desenvolvimento, tem muitos pontos em comum com o que pedem os empresários, parece até que me copiaram”, brincou o candidato.

Djalma Berger concorre pela coligação “O trabalho vai voltar”, que reúne as siglas PSB, PTB, PDT e PR. Sobre desenvolvimento econômico, ele disse que vai atrair novos investimentos da iniciativa privada, mas prestigiará as empresas já instaladas na cidade, incentivando o aumento da capacidade instalada. “Todas as empresas são bem-vindas, desde que estejam comprometidas com o desenvolvimento sustentável do município”, afirmou. “Para esta área em especial, vamos criar dois conselhos, um de desenvolvimento econômico e outro de desenvolvimento social”.

Questionado sobre a formação da sua equipe de trabalho, Djalma Berger disse que, se for eleito, vai trazer para a prefeitura somente pessoas habilitadas. “É claro que existe a necessidade de compor com os outros partidos em razão das alianças políticas, mas não abrirei mão do profissionalismo”, garantiu. “Seremos a primeira prefeitura a ter certificação ISSO 9000”.

Sobre a possibilidade de a AEMFLO e CDL-SJ indicar um nome para a Secretaria de Desenvolvimento de São José, Djalma se mostrou aberto. Para ele deverá ser alguém de alto gabarito, com experiência e conhecimento técnico. “O difícil é conseguir um nome desses se levarmos em conta o salário de secretário municipal”, disse Djalma, garantindo que convidará pessoas ligadas às entidades empresariais para definir o planejamento de longo prazo, de olho no crescimento futuro do município. Prometeu ainda criar um novo distrito industrial, na região de Serraria, e incubadoras voltadas ao setor de serviços e desenvolvimento tecnológico, a chamada economia limpa.

Burocracia

O "Balcão do Empresário" é a proposta do candidato para melhorar os serviços públicos municipais e desburocratizar a máquina. “Não é admissível um empreendedor ficar esperando inúmeros dias e até meses para conseguir abrir um negócio. A resposta do poder público deve ser ágil, seja sim ou não”, afirmou.

Na área da educação, o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odilio Guarezi, pediu ao candidato que, se for eleito, dê mais atenção aos cursos técnicos, a fim de atender a crescente demanda por mão-de-obra qualificada. “Um dos grandes problemas é o grande números de pessoas quem vêm de outros municípios para São José sem qualificação profissional e acabam subempregados e, alguns, indo até para a marginalidade”, explanou Odílio.

O candidato a vice-prefeito, Telmo Vieira, que é professor, disse que se for eleito vai criar, com Djalma Berger, novos cursos técnicos e garantir a autonomia administrativa e financeira da USJ, o Centro Universitário Municipal de São José. “Precisamos contar também com políticas públicas para a população de baixa renda”, concluiu Vieira.

Infra-Estrutura

Questionado sobre o que fará na área de transporte urbano, se for eleito, Djalma Berger disse que vai criar um terminal urbano, provavelmente nas proximidades do Ceasa, que permita a circulação dos ônibus por todos os bairros. Falou que outra de suas metas é construir a Avenida Beira Mar de Barreiros, com saída para a rodovia BR-101. “São José precisa também revitalizar suas áreas de lazer, suas ruas, avenidas, passeios e calçadas”, lamentou. Sobre a Avenida Beira Mar de São José, ele acredita que a área deve ser destinada ao lazer da população e não voltada ao comércio. Ele acha positiva a idéia de construir marinas no local e incentivar o turismo de negócios no Centro Multiuso que, segundo ele, está subutilizado.

Djalma Berger observou também que as soluções em infra-estrutura precisam do envolvimento de todos os municípios da Região Metropolitana, que “precisam dialogar e encontrar alternativas conjuntas”.

Sobre a questão do gabarito para a construção civil, Djalma Berger foi pragmático: “Admito que o empresário construa um imóvel do tamanho que ele quiser, desde que respeite a lei da sombra, que não cause problemas para a vizinhança, que seja um projeto com qualidade técnica e que, acima de tudo, o local disponha de infra-estrutura; do jeito que está é uma loucura”.

Ao final da discussão, foram abordados dois grandes temas: saúde e segurança pública. O candidato promete abrir mais policlínicas, sendo a primeira em Barreiros, e informatizar o atendimento na saúde. A idéia é criar o que ele chamou de “prontuário eletrônico”.

Na área de segurança, afirmou que pretende instalar câmeras de observação nos principais pontos da cidade e definir com clareza o papel e os limites da Guarda Municipal.

No agradecimento à visita do candidato, o presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Odilio Guarezi afirmou que a entidade empresarial está assumindo seu papel na discussão das políticas públicas do município e que, por isso, a iniciativa privada não pode ficar à margem do processo político.

Mais Candidatos

Dando seqüência à agenda de encontro com os candidatos, dia 17 de setembro foi a vez de Carlos Rogério Muller, que veio acompanhado do seu vice, Nilton José Coelho Neto.

Dia 22, segunda-feira, o encontro será com o candidato Círio Vandresen (vice: Osni Meurer).

Dia 24, quarta-feira, é esperado o candidato e atual prefeito, Fernando Melquíades Elias, com a vice Sandra Pereira Alves Martins, e dia 25, próxima quinta-feira, será a candidata Adeliana Dal Pont, cujo vice é Pedro Francisco da Silva Rosa.


 

18/09/2008

Mais notícias