Após mais de um ano de promessas, licitações e problemas burocráticos, finalmente foi inaugurada a Central de Monitoramento de São José, que ainda está em um período de testes e opera apenas com nove, de um total de 30 câmeras adquiridas pelo município. A inauguração fez parte da agenda de comemorações dos 261 anos de emancipação da cidade. Os equipamentos foram colocados primeiro nos bairros de Campinas, Kobrasol, Barreiros e Roçado. O objetivo da Polícia Militar é ter 60 câmeras de vigilância, porém as 30 câmeras de contrapartida do governo do Estado ainda não foram compradas.
A expectativa é que em dois meses os 30 equipamentos adquiridos pela prefeitura estejam instalados em locais estratégicos do município. O monitoramento é realizado pela Polícia Militar, sob responsabilidade do 7º batalhão. As imagens gravadas estão sendo arquivadas e a cada 15 dias é feito um backup no material para garantir que seja preservado.
Um policial militar e um guarda municipal fazem o monitoramento das câmeras na base instalada dentro do Shopping Itaguaçu, em São José. Ambos foram treinados para operar o equipamento. Na sala de monitoramento foram colocados seis monitores de 42 polegadas e três computadores. As câmeras são de alta definição, com aproximação de cerca de 200 metros, captação em 360 graus e imagem colorida o que permite revelar com detalhes como é o suspeito, as cores da roupa, acessórios e placa do veículo.
Pontos com Câmeras de Segurança Instaladas