Acesso Rápido

Notícias

Câmara da Mulher Empresária AEMFLO MULHER assina convênio com a BPW da Grande Florianópolis

17/06/2008

O público feminino lotou o auditório da AEMFLO e CDL-SJ na última segunda-feira (16/06) para assistir à palestra da educadora e escritora Dulce Magalhães, que falou sobre associativismo feminino e oportunidades para mulheres empreendedoras.

Na abertura do evento, promovido pela Câmara da Mulher Empresária "AEMFLO e CDL-SJ Mulher", foi assinado um convênio de cooperação com a BPW da Região Metropolitana de Florianópolis (a Business and Professional Women Association é uma associação internacional de mulheres de negócios e profissionais). "Este é um dia muito importante, pois estamos criando um novo espaço de atuação da mulher na região", disse o presidente da entidade Odilio Guarezi.

A diretora de Capacitação Empresarial, Maria Helena Balthazar, que coordena interinamente a Câmara, lembrou que a AEMFLO sempre apoiou as iniciativas em favor da mulher e citou a realização, em 1999, na sede da entidade, do primeiro curso nacional de políticas para a mulher, ano em que o Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu uma cota para as mulheres nos quadros partidários de candidatos às eleições.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Zalfa Benites de Souza, veio de Blumenau especialmente para prestigiar o evento e deixou o seu recado: "Hoje as mulheres não se reúnem mais apenas para fazer chazinhos; estamos ocupando a liderança em muitas áreas na política e no mundo dos negócios". Também prestigiaram o lançamento da Câmara da Mulher Empresária da AEMFLO e CDL-SJ a vice-presidente da BPW Brasil, Arlete Carminati Zago, e diretora financeira da BPW Brasil e vice-presidente da AEMFLO e CDL-SJ, Nadir Koerich.

"Câmara de descompressão"

Para Dulce Magalhães, presidente da BPW Florianópolis, o associativismo desperta nas pessoas o poder de fazer as coisas. "Como a metáfora da crisálida que se transforma em borboleta, uma associação de mulheres funciona como uma câmara de descompressão para os mergulhadores", disse Dulce. "A mulher passou muito tempo pressionada, submersa e agora precisa de um espaço para chegar a superfície e exercitar suas asas, um lugar onde ela possa errar e aprender, sem cobranças e descubra o quanto ela é capaz". Ela acredita que só a união de pessoas será capaz de "transformar o país de uma sociedade civil organizada em uma sociedade cívica, em que não culpamos o governo por tudo, mas procuramos atuar nas estruturas para mudar a realidade". "As pessoas sozinhas até podem fazer alguma coisa boa, mas as pessoas unidas é que fazem coisas espetaculares", disse a educadora, que é PHD em Filosofia.

A palestrante lembrou que o associativismo é bom para o conjunto e não só para quem participa da associação. "Assim como numa torcida, gostamos de ir ao estádio assistir ao jogo, mas é nossa participação que faz a diferença e ajuda o time a vencer", compara.

Ao final, a coordenadora da AEMFLO e CDL-SJ MULHER, Maria Helena Balthazar, fez um convite para que as mulheres participem do novo núcleo da entidade e se associem também à BPW. "Segundo o convênio assinado pelas entidades, todos os benefícios concedidos pela AEMFLO e CDL-SJ serão estendidos às associadas da BPW Florianópolis e vice-versa", explicou Maria Helena.


Clique na logo para visitar o site da entidade

A BPW Florianópolis foi fundada em 31 de agosto de 1994 e teve como primeira presidente, a empresária Maria Helena Balthazar, atual diretora da AEMFLO e CDL-SJ. Está sendo programada uma festa para comemorar os 14 anos de criação da entidade. Aguarde mais informações.



Presidente Odílio Guarezi fez a abertura do evento


Zalfa Benites de Souza (Facisc), Nadir Koerich (AEMFLO e CDL-SJ e BPW Brasil), Odilio Guarezi (presidente da AEMFLO e CDL-SJ), Dulce Magalhães (presidente da BPW Florianópolis) e Maria Helena Balthazar (coordenadora da Câmara AEMFLO MULHER).


Dulce Magalhães falou da importância do associativismo
para a transformação da realidade social


Público lotou o auditário Dite Freitas; após a palestra foi oferecido um coquetel

17/06/2008

Mais notícias