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Brasileiros gastam menos para poupar mais

14/07/2009

Desde o final de 2008, em que a crise financeira tomou proporções mundiais, inúmeras pesquisas mostram o comportamento do consumidor diante desse período de incertezas. Entre os freqüentes resultados está a decisão do consumidor de cortar gastos.

De acordo com o estudo Winning Consumer Through the Downturn, relatório do BCG (The Boston Consulting Group) sobre o sentimento do consumidor, os motivos variam de pessoa para pessoa e também de país para país.

No caso do Brasil, por exemplo, a maior parte da população (44%) afirma que gasta menos na expectativa de conseguir poupar mais. Além da poupança, outro motivo que leva boa parte dos brasileiros a cortar gastos é o medo de perder o emprego, apontado por 21% dos entrevistados. O acesso ao crédito reduzido (18%), expectativa de redução de salário (11%) e expectativa de redução em rendimentos de aplicações (10%) são outras razões que levam ao corte de despesas.

Na análise de oito países mais a União Européia, consultados pelo BCG, estão na Índia os mais preocupados em cortar gastos com o objetivo de poupar mais (72%). Os Estados Unidos (46%) aparecem na sequência, seguidos pelo Japão (44%) e o Brasil (44%).

Fonte: FCDL-SC

14/07/2009

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