Os lojistas podem comemorar mais uma vitória: as vendas de Natal em todo o Estado registraram um aumento de 2,9%. De acordo com a FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), os consumidores catarinenses gastaram em torno de R$ 187,83 em presentes e os itens mais procurados foram: roupas, calçados, óculos, joias e relógios. O cartão de crédito e o crediário foram as modalidades mais utilizadas no parcelamento das compras.
No panorama nacional, o resultado foi ainda mais expressivo: as vendas no Natal cresceram 4,72%, o melhor desempenho dos últimos três anos, mostrando que os tempos de crise estão ficando para trás. O levantamento CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) relembra que, nos últimos anos, os resultados de vendas no Natal foram de retrações: -1,46% em 2016, -15,84% em 2015 e -0,7% em 2014.
Os dados revelam ainda que o Natal foi a data mais rentável do ano para o comércio, já que a Páscoa apresentou um leve crescimento de 0,93%, o Dia das Mãe um aumento tímido de 1,6%, o Dia dos Namorados um resultado positivo de 1,83%, o Dia dos Pais um crescimento de 2,5% e o Dia das Crianças um aumento de 2,9%.
Para a presidente da AEMFLO e CDL São José, Nadir Koerich, o aumento nas vendas já era esperado. “Após três anos consecutivos de retração, as vendas nas datas comemorativas de 2017 apresentaram crescimento, ainda que tímido. Desde a Páscoa, o comércio vem sentindo um movimento maior nas lojas. A economia brasileira está se recuperando e esperamos o avanço em 2018 com muito otimismo”, relata.
Crédito foto: site Sebrae Inteligência de Mercados