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Black Friday deve impulsionar as vendas neste fim de ano

25/11/2015

O ano de 2015 não vai deixar saudade para o comércio. O cenário econômico desfavorável diminuiu o poder de compra do consumidor e ocasionou duras quedas nas principais datas comemorativas.

Por isso, os empresários têm procurado formas para driblar a crise e aquecer as vendas. Neste final de ano, o comércio aposta em trazer facilidades ao consumidor, principalmente em relação ao preço. E o Black Friday é uma dessas opções.

O evento, de origem americana, chegou ao Brasil em 2010 e acontece sempre na última sexta-feira de novembro com descontos de até 80% nos mais variados produtos, como eletrônicos, roupas, calçados, livros, eletrodomésticos, entre outros. Tradicionalmente, as grandes promoções são encontradas em sites, mas desta vez, muitas lojas físicas também aproveitarão o momento.

A analista de merchandising da Arezzo, Ana Carolina Martins Zaguini, conta que as lojas da marca vão participar do Black Friday. “Serão três dias de ofertas, que começam no dia 27. Nesta sexta-feira, as consumidoras poderão encontrar sapatos com até 50% de desconto”, afirma ela, destacando que essa é uma ótima oportunidade para as lojas esvaziarem o estoque e apresentar a coleção de Natal. Ana revela que a Arezzo já entrou no clima mais aguardado do ano e as lojas estão todas decoradas. Sobre mais facilidades aos consumidores, a analista explica que depende de cada loja. “Mas proporcionamos ótimas condições de parcelamento”, destaca.

O Continente Park Shopping também vai estender o Balck Friday em três dias. Marcas como John John, MMartan, Lança Perfume, Ri Happy, além das lojas Gabriela Mulher, Gabriela Homem, Gabriela Tênis e Gabrielinha irão ofertar descontos de até 70%. Segundo o gerente de marketing, Julio Geesdorf, a ideia é proporcionar aos clientes os mesmos ou até melhores descontos ofertados em lojas on-line. “A facilidade é poder levar para casa o produto no momento da compra, sem falar na garantia, conforto, segurança e atividades de lazer que o shopping concentra”, diz.

Para aquecer as vendas, o shopping também está apostando em sua campanha de Natal. Entre os dias 16 de novembro e 24 de dezembro, serão realizados sorteios de R$ 2 mil em vale-compras. Além disso, dois sorteios de R$ 10 mil serão feitos nos dias 21 e 28 de dezembro. Os clientes terão direito ao cupom a cada R$ 300 reais em compras.

Fatores chaves para as compras

Segundo a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) de Minas Gerais, três fatores chaves de decisão para compra neste Natal: preço, atendimento e prazo de pagamento, mostrando que o sucesso nas vendas está relacionado ao bolso do consumidor. A consultora do Sebrae, Rosana Majolo, destaca no quê as empresas devem ter atenção. “Na hora de decorar a vitrine, pense além dos itens que remetem ao Natal. Tenha uma isca focada em preço. Pense que o consumidor quer ter a sensação de que comprou bem”, revela.

Rosana aconselha as lojas pensarem em formas de facilitar o pagamento. “Com parcelas diferenciadas ou decrescentes, por exemplo. As grandes redes de varejo, mesmo em épocas sem liquidação, sempre tem uma arara com produtos em valores diferenciados ou com frases do tipo ‘última chance, últimas unidades’. Reflita em uma estratégia”, conclui.

25/11/2015

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