Acesso Rápido

Notícias

Bicicleta: uma alternativa social e saudável

19/08/2015

Há dois anos, a designer Naiara Lima escolheu incorporar o uso da bicicleta em sua rotina, buscando facilitar e dar mais agilidade ao seu dia a dia, mudando sua vida e sua relação com a cidade. “Quando comecei a pedalar, tinha muito medo de ‘parecer uma ciclista’, porque associava a bicicleta ao mundo esportivo e vestimentas apropriadas. Hoje sei que há inúmeras maneiras de usar a bicicleta e descobri a minha”, conta ela, completando que agora conhece muito mais a cidade que mora e ganhou mais independência.

Ela também conta que os benefícios são imensos: além de gastar menos tempo no trânsito, ainda economiza dinheiro, conhece pequenos estabelecimentos que antes não prestava atenção, vivencia a cidade de um jeito especial e convive com pessoas que têm tem a mesma paixão que ela: pedalar. “Os problemas existem sim, mas vão ficando menores conforme você ganha ‘quilômetros pedalados’. Para mim, as maiores dificuldades são a falta de infraestrutura, como ciclovias e paraciclos adequados e a falta de educação no trânsito”, explica.


 

O empresário Ewerton Luis Alves herdou a paixão de pedalar do avô e também é adepto ao uso da bicicleta no dia a dia, utilizando com frequência a bike como meio de transporte para ir ao trabalho. “A região do Kobrasol e Campinas é bem acessível para os ciclistas e a distância entre a minha residência e o meu trabalho é relativamente curta, são apenas quatro quilômetros e para facilitar fica em uma região plana”, explica.

Alves revela que pedala por prazer, aproveitando para fazer trajetos diferentes, que não são possíveis de carro. Para ele, o principal motivo para utilizar esse meio de transporte é fugir do caos do trânsito, destacando que em vários horários o trajeto que faz é mais rápido com a bicicleta do que de carro e ainda muito mais ágil do que o transporte público.
 

19/08/2015

Mais notícias