Acesso Rápido

Notícias

Barreiras fixas de concreto são instaladas na Leoberto Leal

19/02/2014

A secretaria municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito está instalando barreiras fixas de concreto, também conhecidas como gelo baiano, na avenida Leoberto Leal, em Barreiros. A intervenção está sendo realizada no trecho que vai da rua Manoel Loureiro até a rua Hermes Zappelini. O trabalho ocorre durante a noite, por causa do calor e para não atrapalhar o trânsito.

A expectativa é que a obra seja concluída até o fim de fevereiro. A medida visa melhorar a segurança no local, pois com a movimentação dos veículos e ação de pessoas, os obstáculos móveis acabam ficando inclinados na pista, aumentando a chance de acidentes.

De acordo com a secretária municipal de Segurança, Andréa Pacheco, o próximo passo será instalar grades, entre os gelos baianos, em todo o trecho. Ela alega que as barreiras existentes impedem a passagem dos carros, mas não das motos e caminhonetes. Além disso, busca aumentar a segurança das pessoas que trafegam a pé, disciplinando que as travessias ocorram somente nas faixas de pedestre. Outra mudança que deve ocorrer em breve é a substituição de placas de sinalização.

O vice-presidente de Assistência e Serviços da CDL-SJ, José Carlos de Souza, acredita que as modificações feitas até agora, no ponto de vista de mobilidade urbana, ajudaram a desafogar o trânsito. “Porém, as ruas atrás da Leoberto Leal ainda não têm placas de proibido estacionar e isso transforma a avenida em um caos. Além disso, as modificações foram realizadas em dezembro, quando já não tinha mais aula. Deveriam ser feitas em outro período. Acredito que a única forma de melhorar o tráfego é a Beira-Mar de Barreiros”, diz.

A AEMFLO e CDL-SJ continuam acompanhando as alterações feitas na avenida Leoberto Leal. As entidades enviaram um ofício à secretária no dia 6 de janeiro, com considerações e sugestões. Melhorar o número de retornos, implantar a Zona Azul ao longo da via e criar um cronograma com limitação de horário para veículos pesados de carga e descarga foram algumas propostas enviadas. Outras sugestões são a implantação de radares na avenida e a melhoria dos pontos de ônibus e recuos, além da fiscalização dos mesmos. Apesar da iniciativa da prefeitura em fazer as modificações, esses problemas permanecem.

Com informações da Prefeitura de São José

19/02/2014

Mais notícias