Abril de 2012. Esse era o mês que, segundo promessa da administração municipal da época, a requalificação da avenida Presidente Kennedy seria concluída.
Em entrevista a AEMFLO e CDL-SJ, concedida em novembro de 2012, o antigo secretário executivo de Projetos Especiais, Aurélio Remor, garantiu que a conclusão não ficaria para a próxima gestão e que o ex-prefeito, Djalma Berger, entregaria a obra antes do fim do mandato, ainda em 2012. Não foi isso que aconteceu. Novo ano, nova administração e antigas obras inacabadas.
Desde o prazo inicial para a conclusão, passaram-se 17 meses sem que os moradores da região pudessem ver a finalização dos trabalhos. Já o novo secretário de infraestrutura de São José, José Natal Pereira, afirma que tudo está sendo feito o mais rápido possível para a entrega e confirma o longo atraso das obras. Natal ainda atribui a demora a imprevistos e mau acompanhamento do projeto por parte da gestão anterior. “Estamos fazendo um levantamento da situação no qual se encontra a obra. Estamos reunindo a documentação e conversando com as empresas que têm a concessão para a execução do trecho”, declara.
Segundo o secretário, a falta de pagamento para as concessionárias foi outro problema que prejudicou a finalização da avenida Presidente Kennedy. “O maior entrave é o pagamento dessas empresas que deixaram de receber da gestão anterior, já em novembro do ano passado e, consequentemente, deixaram de trabalhar. Com a paralisação, a obra ficou ainda mais atrasada e o andamento travado”. Natal afirma que a requalificação da avenida Presidente Kennedy é só uma entre 41 obras que estavam paralisadas no município desde o fim do ano passado.
A secretaria ainda não definiu um prazo para a conclusão, mas declara que a conversa com a Celesc, para o desligamento da rede elétrica, a fim de efetuar o rebaixamento dos fios na avenida - a maior parte pendente da obra - já está adiantada. Também faltam 350 metros para asfaltar e iluminar e construir trechos de calçada.
Presidente Kennedy é uma, das 41obras que deveriam ter sido entregues na gestão anterior