Acesso Rápido

Notícias

Aumento em cigarro e remédio faz prévia da inflação quase dobrar

26/05/2009

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) quase dobrou em maio em relação a abril. A pressão principal foi dos aumentos de custos de remédios e cigarros.

O indicador subiu 0,59% neste mês, ante alta de 0,36% em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O IPCA-15 é uma espécie de prévia do IPCA, que é considerado o indicador oficial de inflação do país, pois é nele que é baseada a meta do governo. Como realiza a medição de preços em um período não calculado pelo IPCA, mostra qual será a tendência do resultado do final do mês (saiba mais sobre o IPCA-15).

O IPCA

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população.

Como é calculado o IPCA-15?

O período de coleta de preços, que acontece em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio), vai do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual. São considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário.

Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.

Fonte: UOL / Economia

26/05/2009

Mais notícias