Obra aguardada há mais de 40 anos, a futura Beira-Mar de Barreiros, terá um dos seus principais momentos de definição na próxima terça-feira (27), às 19h, com a audiência pública que vai debater o projeto de sua implantação e pavimentação. O evento, aberto ao público, promovido pela Prefeitura de São José e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), será realizado no salão paroquial da Igreja Sagrado Corações.
Durante a audiência pública, a Prosul - Projetos, Supervisao e Planejamento, contratada pela Prefeitura Municipal de São José por meio do edital de concorrência nº 011/2022, apresentará o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) para a implantação e pavimentação da Avenida Beira-Mar de Barreiros.
Um dos interessados no debate do projeto é o pescador Edson Ronaldo Cardoso, 68 anos, que há mais de 50 anos reside em Barreiros. “Estamos há mais de 40 anos esperando por essa obra, tomara que dê tudo certo e que saia do papel”, defende. O Rima já está disponível no site da prefeitura, assim como no site do IMA e da Prosul, onde qualquer interessado pode acompanhar a síntese dos estudos e dados contidos no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) elaborado para o projeto.
O EIA é um estudo abrangente que analisa os aspectos sociais, econômicos e ambientais de uma determinada região, considerando como esses aspectos serão afetados pelo empreendimento, além de identificar medidas necessárias para potencializar os impactos positivos e minimizar ou compensar os negativos. Esses estudos são parte de uma série de documentos exigidos para a obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), que é analisada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IMA).
Sobre a obra
Para realizar o investimento, São José conta com um financiamento de R$ 244 milhões junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) O contrato de financiamento já foi aprovado em negociação com o Governo Federal e o Fonplata.
O projeto de São José contempla a implantação da via, no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, em São José. Há uma expectativa de que, futuramente, a obra tenha ligação com a Beira-Mar Continental de Florianópolis.
Serviço:
O quê: Audiência Pública sobre o Licenciamento Ambiental da Obra da Beira-Mar de Barreiros;
Quando: 27 de agosto de 2024, às 19 horas;
Onde: Salão Paroquial da Igreja Sagrado Corações, Barreiros;
Objetivo: Apresentar e discutir os passos do licenciamento ambiental da obra.