O atendimento tornou-se um diferencial competitivo nas empresas. Os negócios que atuam diretamente com o cliente ou fornecedores devem ter noção de como realizar uma boa abordagem e qualquer equívoco com o consumidor pode levá-lo a procurar um novo fornecedor.
O palestrante Edemilton Pozza é especialista no assunto e para ele um bom atendimento ocorre quando o cliente compartilha com todos o que aconteceu. "Atenção, sorriso, brilho nos olhos, disposição e conhecimento contribuem para um excelente atendimento", ressalta.
Pozza destaca que as empresas precisam de faturamento e que a receptividade do vendedor aumentar a lealdade dos clientes. "Transforma experimentadores em fãs da marca e com isso o esforço de marketing e os gastos com propaganda se tornam menores. O bom atendimento é responsável pelo crescimento do faturamento de uma instituição", completa.
O especialista alerta que as empresas devem apostar em capacitação antes de motivar os vendedores. "Se eles estão despreparados ou mal capacitados, motivá-los será um tiro no pé. Um cliente bem atendido conta o episódio para uma ou duas pessoas, enquanto os consumidores que tiveram um péssimo atendimento fazem questão de demonstrar sua insatisfação, até compartilhando a situação nas redes sociais. Portanto, primeiro oriente sua equipe para depois motivá-la", explica.
No Brasil, as empresas investem e treinam pouco seus vendedores. E o resultado, segundo o palestrante, é um péssimo atendimento. "Os vendedores erram muito, uns por falta de conhecimento, outros por má vontade em aprender e por aí vai. Temos que lembrar que estamos tratando de pessoas. O atendente não é uma máquina e enfrenta os mais diversos problemas. É duro ver que algumas empresas investem pouco e cobram muito. E alguns vendedores querem muito e não fazem nada. Aí a matemática não fecha", diz.
Para que o vendedor se destaque, Pozza afirma que é preciso fazer algo que os outros não fazem. "Uma agenda com o nome, aniversários e detalhes dos clientes ajudam a diversificar. É importante também colocar-se no lugar do consumidor e imaginar o que seria legal mostrar a ele. Deve-se também estampar um belo sorriso no rosto, olhar nos olhos e ter conhecimento sobre o produto. Além disso, pode-se fazer o pós-venda, lembrar-se dos clientes em datas festivas e investir em pequenos mimos, lembranças ou presentes. Lembre-se: isso não é gasto e sim um investimento!", conclui.
Entidades realizam palestra
Na última quinta-feira (30/10), Pozza ministrou a palestra "A magia do atendimento", na sede da AEMFLO e CDL-SJ, em Barreiros. Com o auditório lotado, ele sugeriu aos participantes a criarem valor no seu atendimento e entender a necessidade de estar sempre se qualificando para atender melhor.