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Atendimento de qualidade conquista o cliente e pode garantir vendas futuras

23/04/2014

Um atendimento de qualidade conquista a confiança do cliente e pode facilitar futuras vendas. Esse é o discurso de muitas empresas, que na prática deixam muito a desejar. Algumas ações podem fazer grande diferença na hora do atendimento.  A primeira é priorizar o cliente, pois nada justifica o vendedor deixá-lo esperando enquanto atende uma ligação ou continua alguma tarefa rotineira.

Cumprimentar o cliente com cortesia e tratá-lo pelo nome personaliza o atendimento. É importante também ouvi-lo com atenção, pois estando atento o profissional entenderá seus problemas e ajudará a solucioná-los. O cliente considera muito a credibilidade do atendente, que deve transmitir confiança e segurança. A credibilidade não é construída com facilidade, mas pode ser perdida rapidamente.

O atendente não deve vender produtos e serviços em desacordo com as necessidades dos clientes, pois só aumentam as insatisfações e fugas para a concorrência. Falar mal do concorrente também é perder tempo, além de ser antiético. Desgasta a imagem do profissional e espanta clientes. O vendedor deve obter argumentos convincentes sobre vantagens e benefícios dos produtos, bem como enaltecer pontos fortes da empresa.

É importante demonstrar ao cliente a disponibilidade e interesse de satisfazer a necessidade dele, pois isso constrói relacionamentos de longa duração. Quando o cliente percebe que o atendente visa apenas o próprio interesse, os negócios não terão continuidade.

Um ponto positivo para o atendimento ideal é superar sempre as expectativas dos clientes. O profissional deve ser comprometido e dedicado para fazer sempre mais do que os clientes esperam, de modo a encantá-los. E para ter a certeza de que o atendimento e serviços prestados estão sendo de excelente qualidade, é fundamental um bom serviço de pós-venda, pois o que vale é a percepção e opinião dos clientes.

O proprietário da Moto Panther, associada à AEMFLO e CDL-SJ, Vitório Alberto de Souza, afirma que o bom atendimento é um diferencial que ele investe em suas lojas. “É o essencial. Não adianta ter preço e não ter um atendimento adequado, eu mesmo vejo tantos maus exemplos por aí. Tem que ter visão de qualidade e saber conhecer o produto”, afirma.

Com informações do Portal Administradores

23/04/2014

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