Essa afirmação foi feita pelo consultor e especialista em gestão de micro e pequenas empresas, Rodrigo Ribas, na palestra “Ferramentas do Empreendedor”, proferida no último Encontro Empresarial da AEMFLO e CDL-SJ, que foi realizado no dia 2 de agosto.
Rodrigo Ribas trouxe dados de alerta para os empresários que participaram da palestra
Mais de 150 participantes lotaram o auditório Dite Freitas das entidades e puderam entender algumas questões essenciais para a vida de uma empresa, como as metas de lucro, gestão empresarial e técnicas para evitar o desperdício do dinheiro.
Mais de 150 pessoas lotaram o auditório da AEMFLO e CDL-SJ para participar do Encontro Empresarial
Ribas trouxe dados das empresas brasileiras que assustou os participantes: 69% das empresas são imaturas (sem plano de negócio) 30% são empresas normais (plano de negócio mal elaborado) e menos de 1% são especiais (com plano de negócio bem feito). “Das imaturas, praticamente todas morrem entre o 1º e o 5º ano; 70% das normais também morrem nesse período e 90% das especiais sobrevivem no mercado após o 5º ano”, declara.
O palestrante também afirmou que 84% das empresas do país estão empatando ou dando prejuízo e que é preciso ter conhecimento sobre a empresa. “Dinheiro em caixa não quer dizer nada. É preciso gerir uma empresa. Saber os números, o lucro mensal”. E revela que a principal causa da mortalidade das empresas é a falta de gestão.