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As facilidades e desafios de se ter uma franquia

24/11/2016

As franquias continuam em expansão. Dados mais recentes da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que, entre julho e setembro, o setor cresceu 8,8% e faturou mais de R$ 38 bilhões. Mas qual o fator que vem contribuindo para todo esse sucesso?

 

A consultora especializada em franquias e professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Eliane Bernardino, afirma que esse sucesso está aliado ao desejo das pessoas em melhorar de vida, em todos os sentidos. “Muitas pessoas estão cansadas de carreiras que não lhe trazem entusiasmo ou têm alguma perspectiva mais concreta de crescimento e desenvolvimento pessoal. A possibilidade de abrir um negócio próprio atrai as pessoas porque, além de vislumbrarem um resultado financeiro mais interessante, sai da rotina do horário fixo, de ter um chefe, de fazer tarefas repetitivas e de depender de políticas corporativas, abrindo portas para quem estava há algum tempo fora do mercado”, revela.

 

Eliane explica que abrir um negócio próprio sem uma marca de renome ou sem qualquer experiência no ramo escolhido amedronta os potenciais interessados, porque o risco é alto. “No sistema de franquias tudo é bem diferente, porque há mais segurança. O risco sempre existe em qualquer negócio, mas é muito menor no sistema de franquias”, garante e também pontua as facilidades e os desafios de se ter uma franquia.

 

Conheça as facilidades de se ter uma franquia

 

 

1 - O acesso a um sistema operacional (know-how desenvolvido pela empresa franqueadora) testado e aperfeiçoado;

 

2 - A licença de uso de uma marca que desde o início atrai o consumidor, pois ele já admira e se identifica com essa marca;

 

3 - O acesso à compra de mercadorias ou insumos em condições privilegiadas, sendo que em alguns casos se trata de um produto exclusivo que o franqueado não teria acesso se não fosse por esse sistema, como a Cacau Show e O Boticário, por exemplo;

 

4 - O recebimento de um suporte periódico por meio de visitas da equipe de campo do franqueador e

 

5 - A propaganda cooperada, que é possível com o fundo de promoção e propaganda, nas redes que recolhem um percentual para essa finalidade.

 

Confira os principais desafios enfrentados numa franquia:

 

1 - Um ponto seria a redução da liberdade do franqueado, porque ele precisa cumprir um padrão da marca, não podendo inventar tudo o que desejar, como o faria se fosse um negócio próprio sem ser franquia. Não escolha uma franquia cujo padrão não gera identificação ou não é adequado ao mercado onde se pretende abrir o negócio;

 

2 - O custo contínuo, representado pelos royalties e pela taxa de marketing. São despesas que continuam por toda a vida útil do negócio. Se isso é algo que incomoda, é melhor não abrir uma franquia;

 

3 - As cláusulas contratuais restritivas. A empresa franqueadora, ao conceder todo o seu know-how e abrir mão de um determinado território para dar esse espaço a um franqueado, atraindo uma clientela que pertence à marca, precisa de garantias de que não está criando um concorrente. Por isso, na maior parte dos contratos, há cláusulas de confidencialidade e que proíbem a exploração do mesmo ramo de negócio durante a vigência do contrato de franquia e também durante alguns anos após o seu término ou rescisão; 

 

4 - Outro cuidado a ser tomado é o de uma franquia ser escolhida sem a necessária transparência entre franqueador e franqueado, e também sem a disposição do franqueado realmente se dedicar ao negócio ou sem ter uma reserva financeira que lhe dê tranquilidade. Além de capital de giro, é preciso habilidade com gestão de pessoas, para que um negócio de varejo ou serviços tenha contínuo sucesso. Essa gestão cuidadosa, muitas vezes, acaba envolvendo mais tempo do proprietário, pois muitos detalhes a serem administrados. Por trás de uma operação de sucesso, deve haver um franqueado interessado e presente.

 

Para quem sonha em entrar neste setor, confira 7 dicas para abrir a franquia ideal.

24/11/2016

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