Acesso Rápido

Notícias

Artigo: Quanto você investe em marketing?

28/06/2007

Uma das maiores dúvidas dos empresários de micro e pequenas empresas está relacionada a quanto investimento deve destinar para a divulgação de seus produtos.
Por Mello Jr

No entanto, este valor é muito relativo ao tipo de empresa, mercado que atua, público alvo e não pode ser tratada como receita de bolo. Investir 5% do faturamento bruto anual em marketing pode ser o ideal como pode estar totalmente fora das necessidades da empresa. Outra coisa, 5% de mil é uma coisa, de milhões, é outra.

Outro aspecto a ser lembrado é que quando o empresário fala em marketing está se referindo a propaganda, mídia, divulgação, campanha, panfletos e folder. No entanto, quero acrescentar, por enquanto, que marketing deve ser encarado como estratégias de ações voltadas para divulgação e vendas. Mas, como todos ouvimos dizer desde pequeninos que propaganda é a alma do negócio, então vamos lá: quanto você investe em propaganda? Para que fazer, o que vamos vender - divulgar a marca, produtos, serviços? Que mensagem/imagem queremos passar? Em que momento? Que mídia usar? Quanto tempo vincular? É claro que deverá haver um bom planejamento para transformar o investimento em sucesso.

Um cliente do segmento de autopeças e oficina mecânica desejava fazer sua marca ser reconhecida pelo mercado e para isso em seu planejamento foi prevista a busca de parcerias com os fornecedores, desenvolvimento do plano de mídia e premiações, criação da campanha e realização de palestras para seus funcionários. Colocou em prática e foi para o abraço, pois além de tornar sua marca reconhecida, aumentou suas vendas e, inclusive, ganhou um prêmio por ser a marca mais lembrada em sua cidade no seu segmento. Ele não tinha experiência em marketing, sabia o que devia ser feito, planejou, organizou, foi um sucesso e já está entrando na sua terceira campanha. Usou a criatividade, destinou o que era possível, é assim que funciona, e hoje já pode avaliar e destinar recursos para qualquer campanha que queira fazer.

Agora, para muita gente isso tudo é despesa, pois as vendas virão cedo ou tarde já que sua marca é conhecida na cidade. Se fosse assim, grandes empresas, tradicionais, com marcas conhecidas mundialmente como a Coca Cola, Skol e Mac Donald´s talvez não precisassem investir em marketing, digo propaganda, mas o fazem e fazem muito bem. Por isso, comece a fazer seu plano de ação em propaganda ou marketing, pouco importa como irá chamar, mas faça o quanto antes!

Pensem nisso!!!

(*) Mello Jr / Consultor de Empresas e Palestrante

28/06/2007

Mais notícias