Hoje é comemorado aqui em Santa Catarina o Dia Estadual da Mulher Empresária. Data importante que destaca como o empreendedorismo feminino vem fazendo a diferença em nossa economia e na sociedade. A mulher vem tomando um espaço cada vez maior no ecossistema da inovação, mas ainda há muito o que conquistar.
Segundo a Associação Brasileira de Startups, em 2021, apenas 16,9% das pessoas fundadoras de startups eram mulheres. Outra pesquisa feita em 2020 pela consultoria norte-americana Boston Consulting Group apontou que startups fundadas por mulheres geram 2,5 vezes mais receita por dólar levantado junto a investidores, do que aquelas fundadas por homens. Isso demonstra uma oportunidade ímpar para conquistarmos cada vez mais espaço. Esses dados evidenciam as características do perfil empreendedor feminino, que nos negócios, costuma ser mais cauteloso com os recursos financeiros, de gente e gestão.
Ainda assim, no Brasil, mais de 95% dos investimentos vão para negócios liderados por homens. Quando as mulheres são questionadas por bancas de investidores, as perguntas costumam ser mais pessoais. Ainda surgem perguntas como “você tem filhos”, “com quem eles ficam”, “como você considera dividir seu tempo com os compromissos familiares?”, e por aí vai.
Já existem fundos de investimento, editais e iniciativas não governamentais para incentivo ao empreendedorismo feminino no ecossistema de inovação. E isso se dá pela crescente qualificação e mudança de padrão de “mão-de-obra” para “mente-de-obra” das mulheres, que vem se especializando em tecnologias e modelos de negócios inovadores. Além disso os atributos naturais das mulheres, como maior cautela nos negócios, multidisciplinaridade e capacidade de transformar problemas em soluções, nos favorece no ambiente de negócios exponenciais, como é o caso das startups. Cabe a cada uma de nós, trabalhar com afinco e dedicação, dar o seu melhor e acima de tudo sermos realizadas no que fazemos, porque mais que provar qualquer coisa a qualquer pessoa, precisamos estar felizes, e aí sim os resultados aparecerão cada vez mais.
Feliz Dia Estadual da Mulher Empresária.
Vanessa Milis, diretora de Comunicação e Marketing da AEMFLO e CDLSJ, e, empresária.