O próximo domingo (09/08) será um dia muito especial, pois celebramos uma importante data: o Dia dos Pais. É o momento de confraternizar e expressar ainda mais o amor e carinho pela figura paterna. E apesar da situação desfavorável da economia brasileira, os catarinenses não vão deixar de presentear seus pais.
Segundo a pesquisa realizada pela FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), a previsão de gasto médio dos catarinenses em presentes para os pais ficou em R$ 141,90 este ano.
De acordo com o diretor de Comércio e Serviços da CDL-SJ, Roberto Carmes, a expectativa do Estado deverá se concretizar em São José. “A atual situação econômica fará com que os consumidores economizem na hora de presentear os pais. É hora de segurar os gastos”, diz ele, lembrando que no ano passado a expectativa era de R$ 166,44.
O perfil dos consumidores, conforme divulgado pelas federações, é formado principalmente por mulheres (62,4%), com ensino médio completo (45,4%), idade entre 18 e 35 anos (70,4%) e trabalham com carteira assinada (57/02%). Já em relação à forma de pagamento, a pesquisa revela que a maioria dos consumidores pretende pagar à vista em dinheiro (73,7%), seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (9,5%) e pelo pagamento à vista no cartão de crédito (6,9%).
Os itens que o consumidor mais irá valorizar na hora da compra serão o preço (34%), o atendimento (26%) e a promoção (25%). Presentes relacionados ao setor de vestuário serão os mais procurados (57,4%), seguido pelo setor de perfumes e cosméticos (12,2%) e de calçados (12,1%). Além do comércio, o setor de serviços também será beneficiado. É grande o número de famílias que aproveita o dia para realizar alguma programação especial. No Estado, 47,6% dos entrevistados irão almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 11,4% que irão sair para almoçar ou jantar em algum restaurante.
Invista nas vendas
Para alavancar as vendas neste período, algumas ações fazem toda a diferença. A vitrine é uma pode ser uma aliada para atrair a atenção do consumidor. De acordo com o Sebrae, aproveitar o máximo da estrutura, de maneira organizada, comunicando as características da loja e dos produtos, usar técnicas como a iluminação, que transmite um clima confortável e as cores, despertam sensações e influenciam os clientes.
O consultor de vendas e atendimento do Sebrae, José Renato da Silva, afirma que os empresários devem ter uma atenção especial com o estoque. “Invista em uma quantidade projetada para o período. Estoque é dinheiro e dinheiro parado não gera lucro. Se sobrar produtos, faça promoções para converter a mercadoria em dinheiro”, revela Silva. As promoções, aliás, seduzem as pessoas, por isso faça-as e comunique os benefícios e os ganhos que os clientes terão com os produtos em desconto. Ele ressalta ainda a importância em oferecer um mix de produtos. “A preocupação não deve estar em vender um produto e sim satisfazer o cliente”, diz.
Quanto ao atendimento, o consultor aconselha que o vendedor cumprimente o cliente e deixe-o sentir-se à vontade. “Não o apresse, procure interagir e fazer uma sondagem para descobrir o que ele deseja e ofereça uma solução. Se a loja estiver cheia, dê as boas vindas ao cliente, peça para ficar a vontade e diga que já ira atendê-lo. O vendedor deve dizer seu nome e perguntar o do cliente, para personalizar o atendimento”, sugere.
Com as vendas aquecidas, os lojistas podem aproveitar para divulgar suas marcas nas embalagens e kits de presentes. “É uma propaganda gratuita. Procure valorizar sua marca, causando um impacto positivo. Personalize na embalagem. E a venda casada é muito sugestiva. Por isso, sugira produtos que tenham entre si relação direta de consumo e monte um kit”, conta. Silva aconselha os lojistas a fazer a divulgação de Dia dos Pais o mais cedo possível, para atingir mais clientes. “Defina onde estão os consumidores em potencial e use o canal de comunicação que atinja mais pessoas. Desperte o interesse e convide o cliente a visitar sua loja e conhecer suas ofertas e vantagens”, conclui.