Em busca de proximidade com os clientes, os empresários estão cada vez mais aderindo às redes sociais. Com essa ferramenta, as organizações têm a possibilidade de melhorar o relacionamento com o público-alvo e conquistar mais clientes, devido a grande proporção que pode ser alcançada.
Segundo a pesquisa anual Hábitos de Uso de Redes Sociais, realizada pela E.Life Market Research no Brasil em 2013, 66,9% de usuários acompanham páginas e perfis de empresas, além de serviços e produtos nas redes sociais para ter atendimento on-line quando for necessário. A pesquisa constata ainda que as redes sociais foram o 4º canal mais utilizado para se comunicar com companhias e, metade dos entrevistados, entram em contato com elas nos últimos seis meses.
No Facebook, por exemplo, 93,3% dos usuários acompanham empresas, produtos e serviços, para saber das novidades e apoiar as marcas que se identificam. O estudo aponta que 48,5% dos internautas passaram a gostar mais das marcas depois que curtiram as páginas na rede social.
O empresário da TrueIT, companhia do segmento de tecnologia da informação de Florianópolis e também diretor da AEMFLO e CDL-SJ, Ewerton Luis Alves, afirma que o uso das redes sociais promove mais abrangência da empresa. “Utilizo Twitter, Facebook e LinkedIn. Esses canais ajudam na relação direta com o cliente, pois recebemos críticas e sugestões”, diz.