Depois de muita polêmica e discussão, a Câmara de Vereadores de São José aprovou, com nove votos a favor, o projeto 098/2009, que prevê a instalação de um sistema de estacionamento rotativo e remunerado no município.
A implantação do sistema de Zona Azul inicia no próximo ano e deve acontecer nos bairros do Kobrasol, Campinas e na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros.
A associação de moradores fez bastante barulho na câmara contra a aprovação da lei. A maior preocupação dos munícipes é ter que pagar uma tarifa de R$ 1 a R$ 5 para estacionar os veículos na frente de suas residências ou seus estabelecimentos comerciais, já que os bairros do Kobrasol e Campinas são divididos entre empresas e moradias.
Segundo o Presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e Câmara de Dirigentes e Lojistas de São José (AEMFLO e CDL-SJ), a Zona Azul trará mais controle no trânsito e segurança para quem quer utilizar o comércio local. “Ficamos muito satisfeitos com a aprovação da matéria, será um benefício para uma cidade que está crescendo, porém ficaremos atentos para verificar de que forma serão feitas as cobranças. Gostaríamos que a prefeitura administrasse este serviço e não que seja entregue a empresas privadas”, declarou o presidente.