As ações iniciadas pela nova diretoria, a partir do dia 1º de julho de 2009, marcaram a representatividade da classe empresarial da Grande Florianópolis. O segundo semestre da AEMFLO e CDL-SJ começou com a realização da Expoinco 2009 – Feira da Indústria, Comércio e Turismo, que levou mais de 12 mil pessoas ao Centro Multiuso de São José, demonstrando todo potencial do município.
Além disso, houve intervenções junto aos órgãos públicos que ganharam destaque no segundo semestre de 2009. Uma delas foi a Moção para a FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) requisitando uma intervenção do Governo do estado para uma reavaliação do Simples nacional, possibilitando o crédito e compensação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para micro e pequenas empresas.
Com a crescente da violência em São José a associação também demonstrou, com debates e reuniões, preocupação com a segurança pública na cidade, buscando melhorar a qualidade de vida dos josefenses. Em novembro a prefeitura, por meio de uma parceria com governo estadual, conseguiu iniciar processo de aquisição de 48 câmeras a serem instaladas no município.
Para finalizar o ano, a AEMFLO e CDL-SJ lançou a campanha para a redução do prazo de construção da alça de desvio da BR 101, de 10 para três anos. A reivindicação foi encaminhada para a empresa Autopista Litoral Sul – OHL do Brasil e enviada também ao Ministério dos Transportes, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), deputados, senadores, governo do estado e municipal. A associação também solicitou o apoio das Federações, Associações e CDLs para que os mesmos intervenham junto à empresa responsável pelo serviço, transformando a manifestação em uma grande campanha.
Conheça outras ações da AEMFLO e CDL-SJ