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Alta temperatura nos negócios

21/03/2012

A maioria dos empresários catarinenses ficou satisfeita com o “aumento de temperatura” dos negócios no verão. Os pontos fortes foram o grande movimento no Carnaval e a chegada, cada vez maior, de novos turistas.

Além dos já conhecidos argentinos, que costumam veranear no Estado, na última temporada também houve um aumento no número de turistas vindos dos Estados Unidos e da Europa. De acordo com estudo realizado pela Abrasel, (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em Santa Catarina, dos 42% dos empresários entrevistados, o movimento nos estabelecimentos foi superior à temporada passada. Sobre o movimento de bares e restaurantes do litoral catarinense, a pesquisa revelou, segundo a percepção dos entrevistados, que houve aumento no fluxo de turistas em todo o estado.

Os dados também indicaram as dificuldades que o setor de turismo enfrenta. A falta de mão de obra continua sendo o destaque entre os problemas enfrentados pelos empresários do setor. Acompanhado a isso, a falta de infraestrutura e saneamento básico também são entraves para o crescimento ainda maior do setor.

Em São José não foi diferente. O setor hoteleiro apresentou aumento, deixando os empresários satisfeitos. O Hotel Kennedy, empresa associada à AEMFLO e a CDL-SJ, percebeu considerável aumento no fluxo de turistas na empresa. O gerente comercial do hotel, Bruno Brüggemann, comemora a temporada 2012. “Em comparação com os anos anteriores o aumento foi significativo. A temporada foi satisfatória. Acreditamos que o aumento da renda do consumidor brasileiro, o grande fluxo de turistas argentinos e o verão com temperaturas altas, além do preço mais atrativo em relação ao litoral, fizeram a procura pelo setor hoteleiro em São José aumentar”.  

A temporada de inverno também foi foco da pesquisa. Para o restante do ano, a expectativa de 60% dos entrevistados é que o movimento seja melhor que em 2011. “Esperamos manter os resultados atingidos em 2011 em relação à temporada de inverno. Esse período se caracteriza pela ocupação de um cliente com perfil corporativo. Vamos trabalhar para incentivar o turismo nos meses de junho e julho, que tradicionalmente é caracterizado pela baixa procura”,  completa Brüggemann.  O período avaliado pelo estudo é de 18 de dezembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012, incluindo o Carnaval.

Com informações do Portal Economia SC

21/03/2012

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