Dar uma pequena pausa no trabalho e reunir a equipe de colaboradores para praticar exercícios pode parecer prejuízo, mas pelo contrário, a implantação dessa prática nas empresas pode se mostrar um investimento. Alongamentos, relaxamentos e exercícios que auxiliam na postura e circulação fazem parte da chamada ginástica laboral.
O objetivo da ginástica no ambiente de trabalho é prevenir problemas como LER (Lesões por Esforço Repetitivo), tendinite e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). As atividades também ajudam na melhora da oxigenação dos músculos e tendões e aumentam a circulação sanguínea na estrutura muscular e o ânimo para o trabalho, aliviam o estresse e diminuem o sedentarismo.
De acordo com estudo publicado em 2011 pelo Ministério da Saúde, a ginástica laboral reduz em até 25% os acidentes de trabalho, aumenta em até 5% a produtividade e reduz em até 15% as faltas ao serviço. A AEMFLO e a CDL de São José implantaram a ginástica laboral em janeiro de 2011. Hoje, cerca de 60 colaboradores são beneficiados com a as atividades que duram de dez a 15 minutos, duas vezes por semana.
Atividade reduz até 25% os acidentes de trabalho e aumenta a produtividade
Com informações do Portal Sebrae