Muita gente se alimenta de forma equivocada e acaba confundindo certas funções alimentares nos cardápios. Um dos casos mais comuns é sobre os alimentos integrais. Dúvidas são frequentes sobre os benefícios desses alimentos.
Os alimentos integrais diferem dos refinados, principalmente, pela maior quantidade de nutrientes (vitaminas e minerais) e fibras neles existentes. Por esse motivo, os integrais são digeridos mais lentamente, mantendo por mais tempo a saciedade “de estômago cheio” e liberando, aos poucos, a energia necessária para desenvolvermos nossas atividades diárias. Já os alimentos refinados são digeridos e absorvidos mais rapidamente pela circulação sanguínea, fazendo com que sintamos mais fome e, na próxima refeição, comamos em maior quantidade.
A nutricionista Michele Gonçalves indica os alimentos integrais para todas as pessoas. “São ricos em nutrientes e melhoram o trânsito intestinal, evitando, inclusive, vários tipos de câncer de intestino”.
A profissional aconselha, também, a ingestão de alimentos integrais antes da prática de atividades físicas. “Os alimentos ajudam a manter a energia, por isso é recomendável ingerir alimentos ricos em fibras antes dos exercícios e, depois deles, o ideal é consumir alimentos refinados com características de rápida absorção”, completa.
Com informações de UOL Saúde