A correria do dia a dia, os problemas cotidianos, o trânsito e os consequentes engarrafamentos são alguns fatores agravantes do mal que faz parte da vida de muita gente: o estresse. Como minimizar efeitos e manter o equilíbrio emocional? A resposta pode estar na alimentação.
Durante períodos de estresse, é necessário maior consumo de determinadas proteínas, vitaminas e minerais para manter o organismo funcionando adequadamente. E um aliado no cardápio pode ser a ingestão de vitamina C que tem o poder de inibir a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.
Além da vitamina C, o organismo necessita de outros nutrientes que também combatem o estresse. Como, por exemplo, as vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina 1 (tiamina), B2 (riboflavina), niacina, B5 (ácido pantotênico), B6 (cloridrato de piridoxina) e colina.
Atividade física, horários regulares para dormir, evitar ingerir álcool, cafeína em excesso e procurar não fumar são outros hábitos importantes para quem quer combater o estresse.
Com informações do Portal UOL saúde