Acesso Rápido

Notícias

Alimentação fora de casa cresce e gera oportunidades no mercado

10/06/2015

O hábito de se alimentar fora do lar tem sido cada vez mais incorporado ao dia a dia dos brasileiros.

A variedade de refeições, lanches, petiscos e culinárias agradam todos os tipos de paladares, inclusive dos empreendedores que atuam na área e visualizam diversas oportunidades para expandir os negócios nesse segmento.

Dados do IBGE revelam que o brasileiro gasta 25% da sua renda com alimentação fora de casa. Já a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) estima que o setor represente hoje 2,7% do PIB brasileiro. E a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) destaca que o mercado tem crescido cerca de 14% a cada ano.

Zenilda de Fátima Fagossa de Mattos é proprietária do restaurante Mesa Grill, que trabalha com buffet a quilo, localizado em São José. Os dias de movimento intenso são de segunda a quinta-feira, durante o horário de almoço. Ela acredita que o hábito de se alimentar em restaurantes se deve ao tempo corrido das pessoas, que trabalham cada vez mais fora de casa. E conta que para se destacar no mercado, investe em diversos fatores. “Para o funcionamento de um restaurante, é essencial prezar pela qualidade, agilidade e limpeza do ambiente”, diz.

Amauri Zabot, proprietário da Cantina Zabot, localizada também em São José, afirma que o ramo de alimentação é uma ótima oportunidade para se investir no Brasil e que gera diversos empregos, diretos e indiretos. “A relação entre custo e benefício proporciona fazer refeições fora de casa. Hoje enfrentamos problemas como a mobilidade urbana e muitas vezes não compensa ir até em casa e fazer o almoço. Além disso, se for colocar na ponta do lápis, somando a comida, o gás, a luz e outros elementos, sai mais barato comer fora”, conta.

Zabot conta que a Cantina oferece almoço executivo durante a semana, mas que o movimento é mais intenso aos sábados e domingos, às 12h. Para ele, as pessoas também pensam no lazer quando optam fazer as refeições fora, para proporcionar um momento a mais com a família e os amigos. Aliado ao preço diferenciado, o empresário busca oferecer cada vez mais qualidade no atendimento, na agilidade e no cardápio diferenciado, de porções de camarão à picanha.

10/06/2015

Mais notícias