A passagem de 2009 para 2010 causa transtornos aos usuários de cheque que, na maioria das vezes, preenchem o documento com a data do ano passado. A atenção que os comerciantes devem ter é principalmente em evitar as rasuras e, por consequência, a devolução dos documentos.
Os clientes bancários devem estar atentos também ao prazo de validade dos cheques para conferência nos bancos. De acordo com o Banco Central os cheques que apresentarem erro de preenchimento no campo da 'data' (2009 em vez de 2010) poderão ser prescritos.
Pensando nisso, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) distribuiu um comunicado para alertar o público e os empresários sobre a importância de respeitar a sequência numérica dos cheques, na hora de preenchê-los para efetuar pagamentos.
Outra recomendação da federação é que os correntistas evitem consertar erros no preenchimento dos cheques, pois a rasura acaba os tornando inválidos. Os cheques preenchidos em 2009 têm validade de até seis meses após a assinatura. Ainda são válidos os cheques preenchidos a partir de 5 de julho de 2009.