Fevereiro de 2015. Essa foi mais uma data definida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para que a Auto Pista Litoral Sul conclua a Alça de Contorno da BR-101. A decisão ocorreu na última terça-feira (24), em Brasília, onde estiveram presentes o governador Raimundo Colombo, o secretário de desenvolvimento regional, Renato Hinnig, o secretário de Articulação Nacional, João Matos, os deputados federais Edinho Bez, Ronaldo Benedet, Décio Lima, Jorginho Mello, Esperidião Amin e Carmen Zanotto que fizeram parte da comitiva.
Na audiência, foi oficializada a decisão em relação ao trecho original, que se inicia no Km 175 da BR-101, em Biguaçu, até o Km 220, em Palhoça, em pista dupla e numa extensão de 47,33km. Na ocasião, também ficou definido o prazo de 15 dias para a ANTT apresentar o cronograma, que já está pronto, e o prazo final para a conclusão da obra daqui a cerca de quatro anos.
A Alça de Contorno é uma bandeira da AEMFLO e CDL-SJ, que desde 2009 defendem a importância da manutenção do projeto original e o início o mais rápido possível das obras.
Atualmente, cerca de 160 mil veículos passam pela BR-101, trecho Biguaçu e Palhoça, e contribuem para o congestionamento no local
Licenciamento ambiental
Um dos temas da reunião e, também, o principal entrave para o início das obras, o licenciamento ambiental, ainda não foi liberado. Segundo a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), os projetos executivos já foram apresentados e aguardam liberação do Ibama.
Audiências públicas devem ser marcadas em um prazo de 45 dias para tratar das licenças ambientais.