Nos últimos dois meses a AEMFLO e CDL-SJ participou de três eventos voltados para a conscientização sobre responsabilidade social em instituições públicas por meio da sociedade civil.
O primeiro foi uma reunião na sede da AEMFLO e CDL-SJ, para tratar da implantação do Observatório Social em São José, com o objetivo de acompanhar as ações do poder público.
Outro foi a palestra sobre a campanha O que você tem a ver com a corrupção? - projeto que, desde 2005, conscientiza a população sobre como combater a corrupção com pequenas ações dentro de seus campos de atuação - realizada no dia 10 de junho no Centro Empresarial Terra Firme, em São José.
E o último foi o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, que aconteceu de 22 a 26 de junho na UFSC. Realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), tem por objetivo capacitar o cidadão para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.
Segundo Maria Helena Balthazar, diretora de capacitação empresarial e responsabilidade socioambiental da AEMFLO e CDL-SJ, todos esses programas objetivam orientar as pessoas para a importância da transparência na administração pública, estimulando as denúncias populares dos atos de corrupção no País. "A associação está engajada em todos eles, acreditando nas mudanças sociais, econômicas e políticas que o Brasil precisa", afirma. “Diante dessa crise mundial e de tantos atos de corrupção, é importante saber que tem gente trabalhando para o resgate da ética e da cidadania em nossas instituições”, completa.
Para saber mais
:: Observatório Social: www.sermaringa.org.br
:: O que você tem a ver com a corrupção: www.oquevocetemavercomacorrupcao.com.br
:: Programa Olho Vivo no Dinheiro Público: www.cgu.gov.br/olhovivo