Jovens de 16 a 19 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de São José e que buscam qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho, têm a oportunidade de se matricular, gratuitamente, no curso de Serviços Administrativos, realizado pela Unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ.
A qualificação tem carga horária de 900 horas, ou nove meses, e proporciona formação nas seguintes áreas: comunicação; família; saúde; ecologia; meio ambiente; ambiente de trabalho; empreendedorismo; introdução ao planejamento organizacional; matemática fundamental aplicada; departamento pessoal; introdução à logística; introdução à contabilidade; uso dos recursos do trabalho; relacionamento com o cliente; noções básicas sobre organização de eventos, aulas de inglês, atendimento pré-hospitalar, entre outras.
O aluno ainda recebe vale-transporte, uniforme, material didático e lanche. As inscrições para participar da turma de jovens da Unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ, em 2014, são abertas todo ano a partir de outubro.
Oportunidades que transformam vidas
A AEMFLO e CDL-SJ mantêm uma unidade do Projeto Pescar, na sede das entidades, em Barreiros, São José, desde 2011, quando o projeto formou 10 jovens. Em 2012, mais 10 jovens concluíram o curso. Todos os jovens formados pela unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ foram encaminhados para o mercado de trabalho.
Este ano a terceira turma da Unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ conta com 15 alunos com formatura prevista para dezembro.
A auxiliar administrativa, estudante de contabilidade e ex-aluna da Unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ, Amanda Cúrcio, declara que a experiência proporcionada pelo programa mudou sua vida profissional e pessoal. “O curso me preparou para as situações rotineiras em um ambiente de trabalho, me ensinou a respeitar as hierarquias das organizações e, principalmente, me mostrou os direitos e deveres que um profissional qualificado deve ter. Em minha vida pessoal, o relacionamento com os meus familiares e meu comprometimento com meu futuro estão melhores”, afirma.
Confira o histórico de formação de jovens da Unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ:
- Noite especial: 1ª turma do Pescar forma dez alunos
- Projeto Pescar forma dez jovens na segunda turma
- 3ª turma do Projeto Pescar tem aula inaugural
Apoie o Projeto Pescar
A AEMFLO e CDL-SJ são entidades mantenedoras do projeto desde 2011, porém, a cada ano, empresas responsáveis socialmente se disponibilizam a apoiar a iniciativa e garantem a manutenção da iniciativa que transforma a vida de muitos jovens e qualifica a mão de obra na região. Na atual turma, as empresas apoiadoras são: Alexandre Turismo, Baldessar e Cia, Higie Plus Cottonbaby, Distlé, MacShopping, True It, Copal Supermercados e Restaurante Panela de Ferro. O apoio garante aos jovens todos os subsídios necessários como vale-transporte, uniforme, material didático, refeição, entre outros.
Também é possível ser parceiro voluntário do Projeto Pescar ministrando aulas ou palestras que estejam de acordo com a área de conhecimento ou formação do interessado ou oferecendo aos jovens a oportunidade do primeiro emprego após o término do curso.
Mais informações sobre a Unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ podem ser obtidas pelos telefones (48) 4009-5612 e (48) 9168-4108 ou pelo e-mail: pescar@aemflo-cdlsj.org.br.