O presidente Odílio Guarezi, juntamente com uma comitiva de vinte empresários associados da AEMFLO e CDL-SJ, entregou na terça-feira (21) ao governador do estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, uma carta com reivindicações de suma importância para o desenvolvimento de São José e região.
Entre as principais solicitações estão o empenho do governo estadual para manter a transferência do crédito de ICMS sobre as vendas das micro e pequenas empresas, antes válida no Simples Estadual e extinta no formato atual, e a implantação definitiva da Região Metropolitana, contemplando as adequações quanto ao transporte integrado, telecomunicações, tratamento de resíduos, ações de segurança integrada e tributação.
No expediente entregue a Luiz Henrique da Silveira o presidente Odílio Guarezi ressalta o fato de o município de São José ser um dos maiores municípios do Estado em arrecadação e possuir um parque industrial e comercial de extrema importância para a Região Metropolitana de Florianópolis, merecendo portanto, incentivo e investimentos públicos que garantam a continuidade do seu crescimento. Guarezi espera obter um respaldo positivo dos órgãos públicos para as solicitações encaminhadas ao governador e reforça: “Acredito que a união de esforços entre a classe empresarial e o poder público na execução de projetos e ações é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento sócio-econômico de São José e região".
As reivindicações da associação empresarial foram entregues no jantar que homenageou o governador do Estado. O evento, realizado no Lira Tênis Clube, foi organizado pelas entidades que fazem parte do COMDES-Conselho Metropolitano Pró-Desenvolvimento. A AEMFLO e CDL-SJ faz parte do Conselho e é representada pelos seus presidentes Odilio Guarezi - da AEMFLO e Davi Corrêa de Souza - da CDL de São José.
Lista de Reivindicações
:: Construção de Terminal aeroviário com Logística de carga na Região Metropolitana Continental;
:: Construção de Terminal Rodoviário Interestadual no município de São José;
:: Construção da terceira pista da Via Expressa - Acesso a Florianópolis (Ilha);
:: Construção da alça de desvio da BR 101 – de Palhoça a Biguaçú – via Bairro Forquilha (Serão do Imaruí) – continuação da via Expressa BR 282 até a BR 101;
:: Soluções para o problema dos Portos através de ampliação e modernização das suas instalações;
:: Conclusão das marginais, iluminação e implantação de sinalização especial no trecho da BR 101 entre Biguaçú-Palhoça;
:: Empenho do Governo Estadual, para manter a transferência do Crédito de ICMS sobre as vendas das micro e pequenas empresas conforme o formato do SIMPLES ESTADUAL anterior à aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas;
:: Implantação efetiva da Região Metropolitana contemplando: conclusão do Projeto de Transporte integrado com a construção de terminais urbanos de integração dos municípios de São José, Palhoça, Biguaçú e Santo Amaro da Imperatriz; Implantação da paridade tributária entre os municípios; Igualdade nas tarifas de Telecomunicações;
:: Construção de usina para tratamento de resíduos;
:: Construção da Beira Mar Continental trecho BR 101 – Barreiros-Estreito-Florianópolis (Ilha);
:: Implantação de Transporte Marítimo;
:: Implantação de projetos integrados de Segurança Pública;
:: Atenção especial ao desenvolvimento turístico da Região Metropolitana, com ênfase especial ao projeto apresentado da AEMFLO e CDL-SJ, que prevê a capacitação e organização do Trade Turístico.