O presidente da AEMFLO e CDL-SJ, José Marciel Neis, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (30/09) com o diretor operacional da Arteris (Região Sul), César Saas, para apresentar as reivindicações da classe empresarial no que diz respeito às obras na BR-101 da Região Metropolitana de Florianópolis, e discutir alternativas para melhorar a mobilidade.
“Foi uma conversa muito produtiva. Umas das principais bandeiras da nossa gestão é a Mobilidade Urbana, por isso estamos integrando forças para solucionar os problemas no trânsito que afetam o cotidiano das empresas e de seus colaboradores. As obras que estão em andamento são paliativas, mas trazem efeitos imediatos a um caos que há muito tempo vem ocorrendo na região”, destacou Neis.
Andamento das Obras da Terceira Faixa Grande Florianópolis
O primeiro lote liberado pela Arteris Litoral Sul foi cinco quilômetros de terceira faixa – na região de São José, entre o km 210 e o km 205 – que agora prossegue com a construção nos outros 10 km que compõem o total da obra. Ao longo desses cinco quilômetros, foram realizadas atividades para implantação da terceira faixa com pavimentação, sinalização, instalação de barreiras e readequação de sete acessos.
A obra da terceira faixa começou em fevereiro e tem prazo contratual de 12 meses para execução. No entanto, a concessionária fez um planejamento que permite o avanço dos trabalhos com liberações parciais – como acontece hoje.
As obras nesses acessos têm importância fundamental – pois elas garantem a reconfiguração das entradas e saídas entre a rodovia e marginal em concordância com as três faixas, proporcionando a segurança necessária para as manobras de aceleração de desaceleração.
Além disso, outro diferencial importante, já à disposição dos usuários, é a operação com quatro faixas na interseção de acesso da BR-101 para a Via Expressa – assim também como na alça de retorno da Via Expressa para acesso à pista norte da BR-101/SC. Essa faixa exclusiva para acesso proporciona maior capacidade de fluidez aos motoristas que transitam neste trecho com alta demanda em direção à capital.
Na lista de prioridades, encontram-se ainda as duas intervenções mais complexas da obra – que são as atividades para reforço e ampliação das pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte.
A Diretoria Executiva da AEMFLO e CDL-SJ continuará acompanhando as obras e monitorando as conclusões conforme o prazo, para que toda a região metropolitana possa manter a geração de emprego e renda.