A AEMFLO e CDL-SJ, em parceria com a Secretaria de Educação de São José, está prestes a iniciar um projeto de educação ambiental que visa inserir ações intersetoriais, interdisciplinares e transversais em duas escolas públicas do município, com foco na comunidade e também nos pais dos alunos, uma vez que ambos se situam em áreas sem qualquer infraestrutura socioeconômica
A primeira reunião a respeito do tema aconteceu na sede da AEMFLO e CDL-SJ, no dia 21 de setembro, entre a diretora de capacitação e responsabilidade socioambiental da associação, Maria Helena Balthazar, e membros da Secretaria de Educação.
Na ocasião, foram definidas as escolas que participarão do projeto piloto, as ações a serem implementadas e o cronograma de atividades. Foram sugeridas, também, a formação continuada de professores, horta escolar e compostagem, cursos para os pais, e um estudo para se conhecer os impactos ambientais causados pelo Rio Carolina que deságua próximo à Escola do Mar.
O projeto piloto será desenvolvido junto com diretores e corpo discente da Escola do Mar Fundamental, próxima à Escola do Mar no Bairro Serraria, e o Centro Educacional Santa Terezinha, próximo à Escola do Meio Ambiente no Bairro Forquilhas. A opção por ambas deu-se em razão da carência de infraestrutura e da proximidade que têm com as instituições citadas.
As próximas ações serão de visitação as escolas, de verificação da possibilidade de novos parceiros, reuniões com as equipes do projeto e planejamento das atividades para 2010, quando se tende dar início ao projeto.