A AEMFLO e CDL-SJ conquistaram a marca de quatro mil empresas associadas na Região Metropolitana de Florianópolis. Dentre os setores da economia, o serviço e o comércio totalizam 46% e 40% respectivamente das empresas associadas, enquanto a indústria soma 14%. Esse número é o resultado de 30 anos de associativismo com bases sólidas e conquistas reais, consolidando as entidades que trabalham unidas pelo desenvolvimento empresarial.
A empresária Maria Mercedes Muller se associou recentemente às entidades. Proprietária da loja Maria Semi Jóias, conta que as facilidades oferecidas pela AEMFLO e CDL-SJ a fizeram tomar essa decisão. “Resolvi fazer parte das entidades para ter benefícios, como a Unimed e a Uniodonto. E também pela possibilidade de fazer contatos com outros empresários, como nos encontros do Café de Negócios com o presidente”, diz.
À frente da associação, o presidente Marcos Souza atribui o sucesso do associativismo à manutenção dos seus princípios. "A base do associativismo está na preservação dos valores e princípios da solidariedade, ajuda mútua, transparência e a defesa dos interesses da classe empresarial. E incrementar essa relação oferecendo soluções que possam facilitar a gestão do empresário, tem sido a tônica do nosso constante crescimento. Enquanto presidente da Diretoria Executiva, nossa missão é aprimorar essa relação, oferecendo opções diversificadas opções de benefícios para que as empresas tenham mais competitividade e crescimento sustentável", diz.
Benefícios e soluções empresariais
As entidades oferecem diversos benefícios e soluções empresariais, como planos de saúde e odontológico, convênios educação e alimentação, serviços de apoio à gestão, certificação digital, registro de marca, capacitação profissional, entre outros. Além disso, defendem a redução da alta carga tributária e organizam encontros empresariais para estimular o associativismo e ampliar a rede de relacionamentos.
A AEMFLO e CDL-SJ também lutam por melhorias para a sociedade, levantando bandeiras municipais, regionais, estaduais e nacionais. Dentre as campanhas organizadas pelas entidades estão o início da obra da Alça de Contorno, Nosso Voto tem Força e “Não ao aumento do número de vereadores”.
As entidades mantêm ainda, desde 2008, o Projeto Pescar, que oferece qualificação gratuita para jovens entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes em São José, que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, o projeto já formou 35 jovens. E disponibilizam aos empresários o Balcão do Empreendedor, um serviço gratuito para esclarecer dúvidas em relação à abertura de um negócio ou legalização de empresas.