Acesso Rápido

Notícias

Adeliana Dal Pont e Pedro Francisco encerraram rodada de encontros na AEMFLO e CDL-SJ

29/09/2008

Encerrando a rodada de encontros dos empresários com os candidatos a prefeito de São José, Adeliana Dal Pont e o vice Pedro Francisco, da coligação “Muda São José” (PMDB/PPS), estiveram na sede da AEMFLO e CDL-SJ, na noite da última quinta-feira (25/09), para falar de seus planos, caso sejam eleitos para a chefia do executivo municipal.

A candidata recebeu do presidente da entidade, Odílio Guarezi, uma lista de reivindicações elaborada a partir de uma pesquisa feita com as empresas associadas.

Sobre os itens relacionados no documento entregue pela entidade, Adeliana disse que praticamente tudo já está previsto na sua proposta de trabalho e que não terá dificuldade em aceitar a indicação de um nome da AEMFLO e CDL-SJ para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Quero fazer uma administração muito profissional, uma gestão diferenciada”, disse a candidata. “O que não pode é deixar um funcionário de nível médio mandar num profissional com mestrado ou doutorado; ele jamais estará motivado”.

Veja alguns destaques da fala de Adeliana Dal Pont na AEMFLO e CDL-SJ:

- Não entramos na campanha por causa de pretensões pessoais
-Vou abrir as escolas nos 12 meses do ano e durante 12 horas por dia
- Vou fazer convênios com as universidades particulares para oferecer vagas aos jovens josefenses
- Contra o problema da violência, minha arma vai ser o esporte
- São José tem de 13 mil pessoas com mais de 60; para elas vou criar a Secretaria do Idoso
- Vou inaugurar em São José a Delegacia da Mulher e do Menor
- Se for eleita, vou tirar o bloco de multas da mão da Guarda Municipal
- Não dá para acabar com a taxa do lixo; o que vamos fazer é rediscutir os critérios e diminuir a conta, hoje baseada em área construída
- Vamos fazer o Mercado Público no Centro Histórico de São José

Na sua fala, Adeliana agradeceu a oportunidade de expor suas propostas e tratou inicialmente do tema educação. Disse que dará atenção especial à educação infantil e à capacitação técnica dos jovens. Ela pretende fazer com que as escolas do município permaneçam abertas durante 12 horas por dia. “Durante o dia educando as crianças e à noite formando os jovens”, explicou. Ela se comprometeu a rever o papel da Universidade Municipal de São José e defendeu a oferta de cursos voltados às necessidades de formação de mão-de-obra na região. “Não é admissível que boa parte dos alunos nem sejam de São José; hoje o cidadão josefense está pagando para o vizinho fazer faculdade”.

Adeliana disse ainda que, se for eleita, vai investir maciçamente em esporte, construindo quadras poliesportivas e praças públicas com espaço para a prática desportiva, com benefícios na saúde da população e redução da marginalidade. Ela vê na Beira Mar de São José o espaço ideal para promover o esporte e o lazer na cidade. “Ali não é lugar de fazer prédios, nem rodoviária”, criticou a candidata. “Quem insistir nisso vai transformar o trânsito da região num caos”.

O plano de governo da candidata dá especial atenção aos idosos e à mulher. “Quero fazer um centro de atendimento especializado na saúde da mulher e outro para atender com exclusividade os idosos”, declarou. “Para a criança, também vamos criar um local exclusivo para atendimeto”.

SEGURANÇA PÚBLICA

Na área da segurança, Adeliana disse ser necessário rever o papel da Guarda Municipal. “Os policiais devem ser amigos da comunidade, orientar a população e não atuar apenas na cobrança de multas de trânsito”, propôs a candidata.  “A Polícia Militar tem que atender melhor nossa cidade; vamos exigir a contrapartida do Governo do Estado na segurança de São José, quarto município catarinense em arrecadação de impostos”.

REGIÃO METROPOLITANA

A candidata disse que São José, por ser o coração da chamada Região Metropolitana, precisa chamar para si a discussão das grandes questões envolvendo a as cidades vizinhas. “Todo mundo passa por aqui e precisamos assumir essa responsabilidade e liderar os debates”, afirma Adeliana. Ela ressaltou também a necessidade de São José ter um Plano Diretor que dure um longo período. “O Plano Diretor é um importante instrumento de condução do desenvolvimento”, defendeu. 

MEIO AMBIENTE

A criação e implantação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos foi um dos destaques dos candidatos da coligação PMDB/PPS. O candidato a vice-prefeito, Pedro Francisco explicou que a área ambiental receberá toda atenção caso seja eleito. “Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo hoje depositada no aterro sanitário de Biguaçu, cortando proporcionalmente os gastos do município com a destinação dos resíduos sólidos urbanos”, disse Francisco. “Vamos promover a inclusão social dos cidadãos que trabalham como catadores”.

RELAÇÃO COM O GOVERNO LULA

Questionada se acredita que terá alguma dificuldade – caso seja eleita – no relacionamento com o governo federal, Adeliana disse que, sendo do PMDB, partido da base do governo, terá um bom trânsito em Brasília. “Teremos um grande apoio da bancada federal, além de vários ministros do partido”, garantiu.

Os candidatos Adeliana e Pedro Francisco distribuíram aos diretores e conselheiros da AEMFLO e CDL-SJ um caderno de 24 páginas, intitulado Plano de Governo Muda São José, que promete ser um “Novo Jeito de Governar”.  O programa completo pode ser acessado em www.adeliana15.can.br


29/09/2008

Mais notícias