A proximidade do fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), no dia 31 de outubro, para eletrodomésticos de linha branca, faz com que o setor varejista fique alerta.
Para evitar a alta dos preços e queda nas vendas, alguns estabelecimentos resolveram investir em estoques, como geladeiras, fogões e liquidificadores.
A Unilar Móveis e Eletro, associada à AEMFLO e CDL-SJ, está se prevenindo. “Estamos ampliando os estoques sem nos preocuparmos com os juros, pois compramos à vista direto da indústria”, diz Fabiano José da Silva, gerente da loja. “Nossa preocupação, além do IPI, é continuar vendendo bem em dezembro, para o Natal”.
O gerente acredita que mesmo com o retorno do imposto, o consumidor continue comprando. “Se o cliente estiver precisando de algo, não vai deixar de adquirir. Mas têm aqueles que estão aproveitando agora para comprar, ao invés de deixar para depois”, diz.
O retorno gradual das alíquotas originais de IPI para os setores da linha branca e materiais de construção foi definido pelo governo em junho. O cronograma prevê inclusão de 1,5% do imposto para outubro, 3% em novembro, 5% em dezembro e 7% a partir de janeiro de 2010. Para o mercado de automóveis, a volta gradual do IPI começou no último dia 1º.
Fonte: FCDL/SC e AEMFLO e CDL-SJ