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A segmentação de mercado auxilia a ampliar as oportunidades do seu negócio

11/11/2015

Existe um fator importante para o sucesso de um negócio: a segmentação de mercado. De acordo com o professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), doutor em psicologia e sócio diretor da Pragma Consultoria e Treinamento, José Mauro Gonçalves Nunes, a ferramenta de marketing é utilizada para identificar, classificar e agrupar consumidores que possuam características semelhantes, como idade, renda, comportamento de compra, estilo de vida, localização geográfica e conjunto de crenças e valores.

A segmentação de mercado é fundamental para o processo de identificação do público-alvo potencial do negócio, possibilitando ao empresário compreender melhor o comportamento de compra e consumo de seus clientes. A segmentação pode ser feita em diversos momentos. Desde antes de lançar um novo negócio, produto ou serviço no mercado, como durante o planejamento estratégico, para analisar o portfólio já existente e até durante o processo de reposicionamento do produto ou serviço oferecido pelo negócio.

Dentre os tipos de segmentação mais comuns, Nunes cita os geográficos, distinguido entre cidade, estado e país e os demográficos, como idade, gênero e renda. Também é indicado utilizar dados psicográficos, tais como personalidade do consumidor, estilo de vida, conjunto de crenças e valores, além dos comportamentais, como hábitos de consumo, comportamento de compra e sazonalidade.

O processo de segmentação interfere diretamente no posicionamento de uma empresa, pois possibilita identificar quais as necessidades e os desejos não atendidos de consumidores atuais e potenciais, bem como as propostas de valor a serem entregues para eles. O processo de construção de imagem da marca é impulsionado pela identificação dos grupos de consumidores a serem atendidos pelo negócio.

Em tempos de crise, a segmentação de mercado pode auxiliar na identificação de riscos e novas oportunidades para o negócio; no rastreio das alterações da demanda e comportamento dos clientes atuais e no entendimento de quais grupos de consumidores são mais rentáveis e lucrativos para o negócio, sugere o doutor José Nunes.

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11/11/2015

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