Imagina que você tem uma empresa que fabrica motores elétricos e precisa de roldanas específicas para executar o trabalho com excelência e atender a diversas exigências, mas o seu fornecedor não supre as expectativas. Você tem duas opções: negocia ou desenvolve o fornecedor para que a demanda seja atendida com precisão.
De acordo com o consultor de empresas, Dr. Carlos W. Mussi, essa relação se deve à capacidade de negociação. Atualização tecnológica exigida, prazos de entrega, custos compatíveis, qualidade esperada e quantidades de produção e serviços necessários são questões que devem ser tratadas para atender às necessidades e fortalecer a parceria entre empresa e fornecedores.
Dependendo do negócio, os fornecedores também podem ser desenvolvidos para compreender melhor o negócio, e para alcançar o resultado que almeja, a empresa deve, primeiro, determinar qual o desempenho esperado pelo fornecedor. Para alcançar um nível de excelência. É preciso que os fornecedores estejam alinhados com a estratégia organizacional da empresa e após determinar qual a meta do fornecedor, é avaliado os trabalhos, por relatórios ou visitas e coleta informações, para depois aplicar os feedbacks. A partir dessas ações, é possível produzir resultados melhores.
O site TEC Hoje traz a informação que as empresas devem ter uma comunicação clara e franca com os fornecedores sobre o desempenho deles. Caso os resultados das mediações de desempenho não sejam comunicados, a expectativa poderá não se concretizar. É comum as empresas enviarem resultados de desempenho sem comentário algum sobre as próximas etapas, comprometendo todo o processo.
Mussi destaca também que a relação entre empresas e fornecedores é contratual. Se houver desvio ou fragilidade em algum item acordado entre as partes e seja de interesse das empresas a manutenção dos fornecedores, elas podem oferecer serviços de consultoria, assessoria ou assistência voltados aos itens que precisarem de auxílio.