Acesso Rápido

Notícias

A importância de estar presente no mundo digital

06/10/2009

Confira a opinião de Sandra Turchi, superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e coordenadora e professora do curso estratégias de marketing digital da ESPM sobre o conhecimento da era digital.

No dia-a-dia do pequeno empresário, com suas diversas atribuições e demandas, é quase impossível pensar em acompanhar mais uma tendência, como as inovações digitais. Entretanto, isso não é passageiro, pois o futuro da sua empresa pode estar em jogo.

Cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas e da sua forma de consumir, o que implica em conhecer muito mais sobre esse universo. É fundamental saber como se comunicar com esse público, pois hoje mais de 65 milhões de brasileiros estão on-line, seja em suas casas ou no trabalho, se informando, se comunicando, trocando dados ou comprando. Quase metade dos internautas brasileiros navega em cybers cafés ou lan houses e passam, em média, 27 horas por mês na rede.

A perspectiva de faturamento via e-commerce em 2009 é de mais de R$ 10,8 bilhões e temos hoje algo como 15 milhões de e-consumidores. Muitas pequenas e médias empresas estão se ajustando para divulgar suas campanhas on-line e para estabelecer seu próprio negócio virtual. Há muitos casos de companhias nacionais que criaram blogs para dialogar de perto com seus clientes, além de empresas, como as montadoras de veículos e as construtoras de imóveis, que têm investido muito nesse canal de venda, pois detectaram que quase todas as transações estão sendo feita por caminhos digitais.

Outro aspecto bastante importante está relacionado ao uso das ferramentas de busca. Para utilizá-las corretamente, é importante conhecer o assunto para construir sites que apresentem conteúdos relevantes ao seu público-alvo se sua empresa deseja ser encontrada no mundo virtual. Afinal, quem não é hoje encontrado pelos buscadores, simplesmente não existe.

Você ouvirá muito também sobre outras estratégias de marketing digital, como marketing viral, mobile marketing, ações nas redes sociais, advergaming, enfim, diversas alternativas a serem empregadas para que sua empresa tenha sucesso na web. Porém, o mais importante é procurar conhecimento sobre o assunto, buscar ajuda e montar uma estratégia de atuação consistente, para poder colher bons resultados.

Para concluir, é importante ressaltar uma grande vantagem trazida pelo marketing digital: a possibilidade de mensurar todas as ações realizadas, pois isso permite acompanhar os passos do cliente, reavaliar sua estratégia e aprimorá-la constantemente, buscando otimizar seus investimentos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

06/10/2009

Mais notícias