Acesso Rápido

Notícias

A crise não chegou ao varejo

05/05/2009

Para Nelson Barrizelli, consumidores continuam comprando, só precisam ser atraídos
Como reduzir custos em um momento onde o crédito está cada vez mais caro e raro?

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) Nelson Barrizzelli, que esteve em Florianópolis a convite da CDL, os comerciantes precisam deixar de pensar nos fatores econômicos incontroláveis, que colocam o poder público no papel de vilão, e perceber que existem soluções dentro da própria empresa.

“A grande armadilha é ficar esperando respostas do governo. Mas, apostar na redução de custos e volume de estoque e fazer relatórios de vendas perdidas depende só do varejista”, analisou o consultor.

Com base nas estratégias debatidas na Convenção Internacional do Varejo, realizada no início do ano nos Estados Unidos, o consultor avalia que o cenário dos países desenvolvidos é amargo, mas a crise não chegou ao varejo até agora.

Uma das dicas apresentadas por Nelson é fazer um mapeamento dos clientes e concorrentes, que delimita onde o consumidor está e aonde vai. Com um mapa na mão e alfinetes, o lojista pode avaliar o potencial do mercado, saber quem é o cliente e também diminuir gastos com panfletagem, por exemplo.

Fonte: FCDL/SC

05/05/2009

Mais notícias