Acesso Rápido

Notícias

A CPMF é um imposto justo

09/10/2007

Lula critica empresários e FACISC sai em defesa da classe
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a passagem por Santa Catarina, no sábado (06), e deu um puxão de orelhas nos empresários que reclamam da carga tributária e das taxas de juros.

“Tem presidente de federação que fica esperando a reunião do Copom, todos os meses, para dar declarações à imprensa e criticar os juros. Na realidade, eles deveriam reunir a classe empresarial e ir ao exterior, buscar negócios”, criticou. Ao final do evento em que foram assinados os contratos que vão garantir a incorporação do Besc pelo Banco do Brasil, Lula disse que a prorrogação da CPMF será aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. “A CPMF é um imposto justo”, defendeu.

Em rápida entrevista, o presidente afirmou que o aumento da carga tributária é conseqüência da melhoria das condições de vida da população e não de aumento de alíquotas ou criação de tributos. “Quando vocês conversarem com alguém que faça críticas à carga tributária, perguntem a eles que imposto aumentou? Nenhum. Na verdade, é que as pessoas estão pagando mais porque estão ganhando mais”, afirmou.

O presidente também cobrou maior empenho dos empresários em relação à busca de entendimento político para a realização da reforma tributária. “O empresariado precisa se mexer. Muitos dizem que não gostam de política, mas quase todos os setores da indústria contam com uma bancada na Câmara dos Deputados”, provocou, ainda no discurso. Lula afirmou que, no dia 24 deste mês, ele e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vão se reunir com os cem maiores empresários do País, para discutir o que chamou de “estratégia para o Brasil”.

As críticas de Lula não foram bem recebidas pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Luiz Carlos Furtado Neves. De acordo com ele, nunca faltou determinação aos empresários para abrirem novos mercados, principalmente em Santa Catarina. Ele também criticou a continuidade da cobrança da CPMF. “Não se trata de justiça. Trata-se de para que ela foi criada e para que é destinada. Se algo não for feito pela sociedade, a CPMF vai continuar sendo prorrogada, porque sempre vai existir uma desculpa”, afirmou Neves.

Depois da solenidade no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, Lula, que chegou quinta-feira à noite no Estado, participou de um almoço na casa oficial do governador Luiz Henrique da Silveira e depois visitou a Hidrelétrica Foz do Chapecó, no Oeste.


"Nem os governantes nem os empresários podem ficar sentados nas suas cadeiras, esperando que o mundo nos descubra. Somos nós que precisamos nos apresentar."
Presidente Lula


"É o olhar de quem não é empresário e não conhece o processo. O empresário brasileiro já mostrou competência, determinação e criatividade na busca de novos mercados, principalmente os catarineses."
Luiz Carlos Furtado Neves, presidente da Facisc


Fonte: Jornal A Notícia

09/10/2007

Mais notícias