Acesso Rápido

Notícias

A batalha contra os cartões de crédito continua

21/10/2009

Uma luta que existe há anos entre operadoras de cartão de crédito e lojistas de todo Brasil está prestes a chegar ao fim. A Confederação Nacional dos Dirigentes e Lojistas  (CNDL) tem apoio parlamentar de 203 deputados e 31 senadores, na luta para derrubar a lei que proíbe que as compras feitas à vista fiquem mais baratas do que no crédito através de cartão.

O problema, segundo os lojistas são as altas taxas, além dos pagamentos que só acontecem 30 dias após a venda. É o caso de Alexandra Weege, proprietária da Angiale Joalheria e Ótica, em Barreiros, associada à AEMFLO e CDL-SJ, que há quase dois anos trabalha com três operadoras de cartões e paga mensalmente R$ 90,00 por cada terminal. Fora este débito ela ainda reclama que cada operação de crédito e débito sofre descontos que vão de 2,5 até 4,7%. “Para mim está se tornando inviável, se eu pudesse tiraria, o problema é que o cartão é um mal necessário para quem tem comércio”, alega a empresária.

Segundo a FCDL/SC, Federação da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Santa Catarina, somente em 2008 a indústria de cartões de crédito faturou R$ 35 bilhões em taxas de administração e antecipações. Anualmente as administradoras faturam, em média, com aluguel de máquinas cerca de 2,4 bilhões.


21/10/2009

Mais notícias