Atrair e reter clientes. Essas são as palavras-chave para o varejo nos últimos tempos, segundo a consultora Desirée Freccia. E para que isso aconteça, o comércio varejista deve ter como objetivo proporcionar uma ótima experiência de compra aos clientes.
O assunto foi amplamente discutido na edição 2017 do NRF Retail Big Show, o maior evento de tecnologia para o varejo do mundo. “Quando falamos em proporcionar uma boa experiência, significa que temos que trabalhar muito bem a nossa carteira de clientes, adquirindo informações necessárias, como por exemplo o quê o levou a não consumir o produto, para aí sim buscar oferecer tudo que o cliente possa precisar”, explica Desirée.
A consultora afirma que hoje está cada vez mais difícil e caro colocar o cliente para dentro da loja. “Até por conta da ampla concorrência e do mundo virtual. Então o relacionamento e a experiência de compra do cliente são fundamentais para o sucesso da empresa”, completa. Para Desirée, 2017 será um pouco melhor do que 2016 em questão de vendas. “Mas independente da perspectiva econômica, o trabalho consistente da área de vendas continua sendo necessário”, diz.
Para iniciar o ano antenado, confira 6 tendências para o varejo em 2017, listadas pela Desirée:
1 – Varejo híbrido: É uma tendência mundial. Consiste em unir dois ramos em um mesmo local. Por exemplo: uma livraria e cafeteria.
2 – Segmentação: Montar um negócio bem específico, como uma loja infantil especializada em tudo que uma criança de 0 a 2 anos pode precisar.
3 – Sustentabilidade: Empresas preocupadas com o meio ambiente e que fabriquem produtos sustentáveis continuam conquistando a preferência dos clientes.
4 – Venda consultiva: Conheça o cliente e procure solucionar os problemas dele da melhor forma. Uma vendedora de uma loja de roupas, por exemplo, deve oferecer a melhor peça de acordo com a altura ou peso do cliente. E continuar se relacionando com o cliente após a venda.
5 – Redes sociais: Uma loja física também precisa estar nas redes sociais, como o Whats App e Instagram, postando vídeos, fotos, entre outros conteúdos, para atrair cada vez mais o cliente.
6 – Valorização do vendedor: É o vendedor que vai proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente. É ele que pensa, reflete, traça estratégias, operacionaliza e cria um relacionamento com o cliente. Invista no vendedor e o estimule a crescer.