A Queda nas vendas do comércio, a redução dos investimentos na indústria, os serviços e construção civil e a desaceleração nos gastos dos brasileiros são alguns fatores que fazem a classe empresarial desconfiar da economia.
Dados da AEMFLO e CDL-SJ mostram que para 50% dos empreendedores da Região Metropolitana de Florianópolis, a expectativa para a economia nos próximos três meses é diminuir, enquanto 33% acreditam que permanecerá igual, 16% que vá aumentar e 1% não soube responder.
O conselheiro da AEMFLO e CDL-SJ, Edemir Frutuoso, faz parte do grupo de empresários que acredita no declínio da economia na região nos próximos meses. “A baixa credibilidade do governo, a operação lava-jato e a corrupção em geral são fatores determinantes para que desacreditar na economia”, revela.
O estudo também questionou os empresários em relação à inadimplência, onde 55% acreditam que o índice permanecerá igual, 38% afirmam que irá aumentar, 5% diminuir e 2% não souberam responder.
Ainda de acordo com a pesquisa, os preços praticados pela empresa ao consumidor final, nos próximos três meses, devem permanecer igual (63%). Já 20% dos empreendedores garantem que aumentará, 13% que diminuirá e 4% não souberam responder.
Metodologia
O universo definido foi os empresários e gestores das empresas associadas. Pesquisa caracteriza-se como quantitativa, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, totalizando uma amostra de 353. A amostragem foi probabilística. Utilizou-se o instrumento de coleta estruturado e não disfarçado. A aplicação do instrumento de coleta ocorreu entre 25 de junho e 09 de julho de 2015.