O consumo de vídeos tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, um estudo da Cisco mostra que em 2017 os vídeos serão responsáveis por 69% do tráfego da internet. Por isso, saem na frente as empresas que apostam na produção de vídeos.
O diretor da Komodo, Thiago Jasper, afirma que os vídeos são ótimos aliados para os negócios, já que têm um poder de persuasão, alcance e engajamento incríveis. "Recentemente, nós postamos um vídeo de uma campanha nobre do Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), no Facebook, para convocar voluntários e colaboradores para ajudar os pacientes a lutar pela recuperação ou mais algum tempo de vida. Em duas horas, tivemos mais de 10 mil visualizações orgânicas”, revela. “O engajamento nas redes sociais, aliás, é muito maior quando se tem um vídeo ao invés de uma foto”, completa.
Jasper explica que a empresa precisa conhecer o seu público antes de produzir um vídeo. “O público, na verdade, está em todo lugar, seja na TV, internet ou redes sociais. Você só precisa descobrir a rotina para atingi-los”, relata. Para o diretor da Komodo, o vídeo auxilia e muito nas estratégias das empresas. “Contemplando uma bela ideia e estruturado por uma estratégia de marketing bem elaborada, o vídeo tem tudo para fortalecer a empresa. Tem que levar em conta também que cada plataforma tem uma jeito de comunicar. Não adianta fazer um vídeo e inserir em todos os canais, tem que pensar em cada público”, diz ele.
Jasper conta que os vídeos institucionais vêm ganhando espaço. “Um vídeo institucional vende a empresa de maneira indireta. Serve para apresentar o seu negócio para o mercado e dá credibilidade”, explica. Sobre o tempo ideal de um vídeo, o diretor da Komodo é enfático: o tempo necessário para passar uma mensagem. “Estatisticamente falando, é aconselhável um vídeo de dois minutos, mas o importante é que prenda a atenção e passe a mensagem que você quer”, reflete.
Se você, empresário, ainda não está convencido de que precisa investir em vídeos, aí vão 5 motivos listados pelo Jasper para mudar de ideia:
1 – Vídeos retêm atenção por mais tempo, já que a linguagem visual tem o potencial de aumentar a captação de conteúdo;
2 – Vídeos são didáticos, tornam a comunicação com o público mais completa e explica pontos que o texto pode ter deixado em aberto;
3 – Vídeos passam credibilidade e permite que a empresa se relacione com o público de diversas formas;
4 – Vídeos são apresentações online, já que podem estar no site, ser enviados por e-mail, nas redes sociais, no whatsapp e muitos outros canais, a qualquer momento e
5 – Vídeos impulsionam ações, pois encantam e criam vínculos duradouros com os clientes.